Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Bolsonaro permanece na UTI, recebendo alimentação pela veia, diz novo boletim médico

De acordo com os médicos, o ex-presidente apresentou um episódio de alteração da pressão arterial, mas o quadro foi normalizado.

Fernanda Diniz

19 de abril de 2025 às 13:36   - Atualizado às 13:57

Bolsonaro no hospital.

Bolsonaro no hospital. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Um novo boletim médico sobre o quadro de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro foi divulgado neste sábado, 19 de abril, por sua equipe médica. Bolsonaro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório.

De acordo com os médicos, o ex-presidente apresentou um episódio de alteração da pressão arterial, mas o quadro foi normalizado.

O líder da direita continua sem se alimentar pela boca, recebendo alimentação apenas pela veia, devido ao fato de que o intestino ainda não voltou a funcionar normalmente.

"Devido à ainda não apresentar movimentos intestinais efetivos, segue em jejum oral e com a nutrição parental exclusiva. Hoje, a programação é de intensificar fisioterapia motora e medidas de reabilitação", diz o boletim.

As atualizações são apresentadas e assinadas pelo médico chefe da equipe de cirurgia, Cláudio Birolini, e outros cinco médicos.

Veja Também

Bolsonaro passou mal durante um evento do PL na sexta-feira, 11 de abril, no Rio Grande do Norte. Ele foi atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e depois transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal. Na noite de ontem, ele foi transferido para Brasília.

O ex-presidente e aliados têm afirmado que o problema de saúde é consequência dos diversos procedimentos cirúrgicos que Bolsonaro realizou desde a facada que sofreu em 2018, durante a campanha eleitoral.

Bolsonaro fala sobre apoio 

Por meio das suas redes sociais, o ex-presidente falou sobre as manifestações de apoio que tem recebido nos últimos dias. Confira nota: 

Tenho recebido, nos últimos dias, inúmeras manifestações de solidariedade, consideração e apoio.

- Agradeço, de forma especial, a amigos com quem construí laços de confiança durante meu tempo à frente da Presidência da República: ex-presidentes de países aliados e de enorme importância para o Brasil que fizeram questão de me dar uma palavra de ânimo neste momento.

- Faço também um agradecimento especial aos ministros das relações exteriores que me enviaram palavras de encorajamento e votos sinceros de recuperação.

- Agradeço ainda aos parlamentares dos EUA, aos membros do Parlamento Europeu e jornalistas de todo o mundo que expressaram apoio de forma clara e respeitosa neste momento delicado. São gestos que não esquecerei.

- Os últimos dias têm exigido de mim silêncio, paciência e dedicação total à recuperação. Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros.

- Em momentos assim, o corpo precisa parar, mas o espírito se renova e se fortalece. Cada oração, cada mensagem, cada gesto de amizade reacende a chama da esperança e lembra da missão que temos pela frente. Há pausas que não interrompem, apenas nos preparam.

- Muito obrigado a todos. Seguimos. Um passo de cada vez. Com serenidade, gratidão e com a certeza de que voltaremos ainda mais forte.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Concurso 3613 da Lotofácil nesta sexta-feira (13/02).
Lotofácil

Resultado da Lotofácil 3613 (13/02): tem dois ganhadores e paga R$ 863 mil em São Paulo

Concurso desta sexta (13/02) sai para duas apostas de São Paulo e arrecada R$ 22 milhões.

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

mais notícias

+

Newsletter