16 de abril de 2025 às 10:06 - Atualizado às 10:12
Vereador Ricardo Pedrosa, responsável pela proposta que concede a homenagem ao ex-presidente Bolsonaro. Foto: Montagem Portal/Reprodução/Divulgação
O vereador de Camaragibe, Ricardo Pedrosa (Republicanos), protocolou na Câmara Municipal, na terça-feira, 15 de abril, o projeto que propõe a concessão do Título de Cidadão Camaragibense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A iniciativa vem gerando polêmica nas redes sociais.
A proposta do vereador pode estar em desacordo com o regimento interno da Casa legislativa, que no artigo 344 estabelece critérios rigorosos para que o Título seja concedido. O documento estabelece, entre outras coisas, que - para ser homenageada -, a pessoa precisa ter contribuído de maneira comprovada diretamente com o município.
Na sua justificativa, Pedrosa não apresentou serviços concretos prestados por Bolsonaro ao município, reforçando apenas o seu alinhamento político e ideológico com o ex-mandatário.
O parlamentar disse que a concessão foi colocada em pauta “pelos bons serviços que o ex-presidente fez em nossa cidade durante o período da Covid”. Pedrosa destacou ainda que Bolsonaro "valorizou a segurança pública do Brasil".
“É por isso que nesta manhã fiz o reconhecimento do requerimento a pedido de vários amigos”, declarou o vereador. Pedrosa também reforçou os seus alinhamentos ideológicos com o ex-presidente. “Sempre me tive representado [por ele], principalmente quando foi contra as cartilhas escolares, que eu - como conselheiro Tutelar -, sempre defendi. Como ele sempre defendeu, armar o cidadão de bem, que eu também sou a favor”.
Os vereadores devem decidir se vão conceder, ou não, o Título ao ex-presidente Bolsonaro na próxima terça-feira, 22 de abril, durante votação na Casa Vicente Lacerda de Menezes.
João Campos vai receber o título
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), teve o Título de Cidadão Camaragibense aprovado pela Câmara Municipal durante votação na terça-feira, 15 de abril. O vereador e presidente da Casa, Paulo André (PSB), foi quem apresentou a proposta. No passado, o mesmo vereador foi que propôs a concessão ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
De acordo com o parlamentar, a proposta é uma forma de homenagear e reconhecer o gestor da capital pernambucana por sua contribuição ao desenvolvimento regional e pela articulação de políticas públicas integradas que beneficiam Camaragibe e cidades vizinhas, a exemplo do projeto parceria e o gramadão nos campos de várzea.
1
2
3
22:01, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
As principais intervenções previstas são a recuperação completa do piso e das estruturas comprometidas.
A possibilidade de ser reeleito foi incluída no país no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1997.
O STF foi responsável por conceder o aval para que o oficial de Justiça entregasse a notificação.
mais notícias
+