Pernambuco, 26 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VENEZUELA: ex-candidato de oposição a MADURO é PRESO por planejar "golpe de Estado"; entenda

O ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, afirmou que um documento de 21 páginas, encontrado no computador de Enrique Márquez.

Gabriel Alves

09 de janeiro de 2025 às 10:26   - Atualizado às 10:47

Nicolás Maduro e ex-candidato opositor, Enrique Márquez.

Nicolás Maduro e ex-candidato opositor, Enrique Márquez. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

O governo da Venezuela confirmou, na noite da quarta-feira, 8 de janeiro, a prisão de Enrique Márquez, ex-candidato presidencial da oposição, sob a acusação de planejar um “golpe de Estado” para o dia 10 de janeiro, data da posse presidencial. A confirmação ocorreu após ONGs e partidos políticos denunciarem o caso.

O ministro do Interior e Justiça, Diosdado Cabello, afirmou que um documento de 21 páginas, encontrado no computador de Márquez, indicava um plano para realizar uma posse simbólica de Edmundo González Urrutia, líder da maior coalizão opositora, em uma embaixada venezuelana no exterior. González Urrutia reivindica a vitória nas eleições de julho.

"Como esse senhor não pode vir aqui, ou não quer vir, cinco criminosos se reuniriam na sede de uma embaixada estrangeira", disse Cabello.

Ele também apontou que as embaixadas nos Estados Unidos e no Peru, países sem relações diplomáticas com Caracas, foram tomadas pelos governos locais.

Durante seu programa na emissora estatal VTV, Cabello leu trechos do documento, que propunha empossar González Urrutia como presidente para o período 2025-2031, em uma “sede diplomática da República da Venezuela” no exterior, descrita como uma extensão da soberania nacional.

Veja Também

"Quem estava à frente disso se chama Enrique Márquez, parte do golpe de Estado que querem dar na Venezuela. Aqui não há anjos, e muito menos na oposição, para quem os defende, ouviu, Petro? Defenda-o (…) Ele pode ser seu amigo, mas é um criminoso", declarou Cabello.

A fala foi uma resposta ao presidente colombiano, Gustavo Petro, que, em mensagem publicada no X, condenou a prisão de Márquez, chamando-o de “amigo” e defendendo a liberdade de “todos os detidos por razões políticas” na Venezuela.

Cabello também vinculou Márquez a um agente do FBI e a outros seis estrangeiros presos na terça-feira (7) no país. O governo de Nicolás Maduro classificou o grupo, que inclui um soldado americano, dois colombianos e três ucranianos, como “mercenários”.

Sonia Lugo, esposa de Márquez, afirmou que ele foi detido por “grupos paramilitares” que usam “a força como lei” para “intimidar” aqueles com visões diferentes e que buscam um “país melhor”.

Ex-vice-presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e ex-deputado, Márquez vinha pedindo a publicação das atas de votação de julho e rejeitou a decisão do Tribunal Supremo de Justiça que validou a reeleição de Maduro, sem divulgar os dados que sustentassem a vitória.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:25, 26 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"
Mundo

Jovem de 18 anos é enforcada após protestar contra o Irã: "Eu não me importo, apenas me mate"

Durante seu julgamento, Melika Azizi afirmou que não se calaria ao ver jovens como ela sangrarem, e garantiu que preferia a morte. 

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner
LUTO

Morre em São Paulo o ator Gerson Brenner aos 66 anos

Artista marcou gerações na televisão brasileira e ficou conhecido por papéis de destaque em novelas dos anos 1990

Música virou hit nas redes sociais.
Curiosidade

Música da Seleção Francesa para Copa do Mundo, Imbattables é feita totalmente por I.A.

Música, que virou "hino" da Seleção Francesa para o Mundial, explodiu nas redes sociais e vem ganhando milhares de visualizações.

mais notícias

+

Newsletter