Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Queda na Cloudflare derruba X, ChatGPT, Canva e centenas de sites

Falha global da provedora de infraestrutura web provoca instabilidade generalizada na internet nesta terça-feira.

Pollyana Leite

18 de novembro de 2025 às 17:58   - Atualizado às 18:03

Usuária tenta acessar serviços online durante a queda da Cloudflare e se depara com erros na tela do celular.

Usuária tenta acessar serviços online durante a queda da Cloudflare e se depara com erros na tela do celular. Foto: Freepik

Na manhã desta terça-feira (18), uma falha na Cloudflare, empresa que oferece infraestrutura crítica para muitos sites, causou instabilidade em centenas de plataformas na internet. Entre os mais afetados, estavam o X (antigo Twitter), o ChatGPT, o Canva, além de outras centenas de serviços que dependem da rede da empresa para funcionar. 

De acordo com a própria Cloudflare, o problema começou depois que a empresa detectou um “pico de tráfego incomum” em uma de suas redes. Esse aumento repentino provocou erros na forma como o tráfego era gerido, gerando mensagens de erro para muitos usuários. 

Logo cedo, relatórios do Downdetector, plataforma que monitora quedas, mostraram um salto nas reclamações. Alguns usuários começaram a receber mensagens de “Internal Server Error” ao tentar acessar sites. A Cloudflare explicou que a raiz do problema foi um arquivo de configuração, automaticamente gerado para lidar com tráfego considerado “ameaçador” que cresceu além do previsto e acabou provocando um crash no software que gerencia esse tráfego. A empresa reforçou que não há evidência de ataque malicioso por trás da queda. 

A falha afetou diversos serviços importantes: além do X e do ChatGPT, também foram relatados erros em aplicativos como o Canva. Segundo a Cloudflare, parte da recuperação já foi feita e um “fix” foi implementado.  Mesmo assim, a empresa alertou que ainda podiam ocorrer erros pontuais enquanto todo o tráfego voltasse ao normal.

Durante a correção, a Cloudflare chegou a desativar temporariamente seu serviço de criptografia chamado Warp na cidade de Londres. Usuários da região relataram falha ao acessar a internet via esse recurso.

Veja Também

Nas redes sociais e fóruns, muitos usuários comentaram a fragilidade da infraestrutura da web quando uma única empresa passa por instabilidade. No Reddit, administradores de sites afirmaram que praticamente todos os sites que usam a Cloudflare ficaram inacessíveis. > “All of our Cloudflare sites are down … it’s not a server error, but a Cloudflare error.” Outros relataram que o botão de login da própria Cloudflare não funcionava corretamente em diferentes regiões. 

Especialistas têm usado o episódio para destacar como a internet moderna depende muito de grandes provedores de infraestrutura. Para algumas plataformas, uma falha de apenas uma delas já é capaz de provocar um efeito dominó, causando falhas generalizadas. A empresa já afirmou que investirá em melhorias para evitar que algo parecido volte a acontecer, prometendo “aprender com o incidente”.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:26, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

Vírus Nipah entra no radar das autoridades durante o Carnaval.
Carnaval

Vírus Nipah preocupa o mundo e levanta alerta para o Carnaval no Brasil

Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.

mais notícias

+

Newsletter