Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Perseguição a cristãos atinge nível extremo em 15 países; confira lista

Mais de 388 milhões de cristãos enfrentam discriminação e violência por causa da fé.

Portal de Prefeitura

01 de fevereiro de 2026 às 13:37   - Atualizado às 13:54

A Janela 10/40

A Janela 10/40 Foto: Reprodução/IA

A Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2026 aponta os 50 países onde cristãos enfrentam os maiores riscos e restrições por causa da fé. Neste ano, mais de 388 milhões de fiéis vivem sob altos níveis de perseguição e discriminação, e 15 países alcançaram o nível máximo, classificado como perseguição extrema.

Top15 da Lista Mundial da Perseguição 2026

  1. Coreia do Norte
  2. Somália
  3. Iêmen
  4. Sudão
  5. Eritreia
  6. Síria
  7. Nigéria
  8. Paquistão
  9. Líbia
  10. Irã
  11. Afeganistão
  12. Índia
  13. Arábia Saudita
  14. Mianmar
  15. Mali

Síria e Mali chamam atenção no ranking deste ano. A Síria alcançou a 6ª posição, atingindo seu nível mais alto de perseguição na história da LMP, devido ao aumento de ataques a igrejas, fechamento de escolas cristãs e mortes de seguidores de Jesus. Já o Mali entrou no 15º lugar, com cristãos sendo alvo de extremistas islâmicos, intimidação, deslocamento forçado, extorsão e ataques a comunidades.

Fé em meio à violência

Apesar da perseguição, a fé dos cristãos continua viva. Histórias de coragem, como a do evangelista Cho, que trabalhou com refugiados norte-coreanos, demonstram que mesmo em condições extremas a missão de anunciar o evangelho não para.

A Lista Mundial da Perseguição reforça a importância de orar, apoiar e fortalecer a igreja nos países mais hostis, proporcionando segurança, encorajamento e esperança aos cristãos perseguidos.

Cristãos enfrentam fome, frio e vigilância constante na Coreia do Norte

Um cristão secreto na Coreia do Norte descreveu a situação no país como “uma noite sem fim”, marcada pela fome extrema e pela escuridão do inverno. Com os dias cada vez mais curtos e temperaturas rigorosas, a vida dos norte-coreanos tem se tornado ainda mais difícil.

Veja Também

Além da luta por comida e recursos básicos, a população enfrenta falta de cuidados médicos e desastres naturais, como enchentes. A vigilância governamental é intensa: atividades e palavras são monitoradas do amanhecer ao anoitecer, e a população é constantemente bombardeada por propaganda estatal.

Apesar do sofrimento, os cristãos mantêm sua fé. Um deles afirmou:

“Nós ainda existimos graças às suas orações e ao seu apoio.”

O inverno traz doenças respiratórias, agravadas pela escassez de remédios. Muitas pessoas recorrem a remédios caseiros, como infusões de gengibre e rabanete com açúcar.

Mesmo diante do perigo de perseguição e da possibilidade de perder a vida, os fiéis permanecem firmes:

“Com uma fé inabalável, compreendemos que nunca devemos abandonar Cristo, mesmo se isso nos custar a vida”, relatou um cristão secreto.

igreja global tem desempenhado papel vital, fornecendo apoio espiritual e material aos cristãos perseguidos. Para muitos, saber que há pessoas orando e ajudando a distância é um conforto essencial que fortalece a esperança.

O testemunho de fé de norte-coreanos como Eun-Yeong, que mantém firme sua crença apesar da escassez e da vigilância, inspira solidariedade internacional. A iniciativa de organizações como Portas Abertas ajuda a fornecer alimento, abrigo seguro e apoio pastoral para os refugiados que conseguem deixar o país.

Mesmo invisíveis para o mundo, os cristãos secretos da Coreia do Norte permanecem firmes, e suas histórias revelam coragem, resiliência e a força de uma fé que sobrevive às adversidades mais extremas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:35, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

El Atlético de Madrid goleó al Barcelona en la ida por 4-0.
CopadelRey

Barcelona x Atlético de Madrid: entradas desde 248 hasta 408 euros por una remontada casi imposible

El club Blaugrana fija precios entre 248 y 408 euros para la vuelta de la semifinal.

Atlético de Madrid goleou o Barcelona na ida por 4 a 0.
Valores

Barcelona x Atlético de Madrid: ingressos para o jogo da volta chegam a custar mais de R$ 2.5 mil

No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

mais notícias

+

Newsletter