07 de janeiro de 2025 às 18:20 - Atualizado às 18:35
Alinhamento dos Planetas Imagem Gerada por IA
No dia 25 de janeiro de 2025, o céu será palco de um fenômeno astronômico raro e espetacular: o alinhamento de sete planetas do nosso sistema solar. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano formarão uma linha quase perfeita no céu, oferecendo uma visão impressionante para os observadores de várias partes do mundo, incluindo o Brasil.
Este evento será mais visível ao entardecer e ao amanhecer, oferecendo uma oportunidade única para os admiradores da astronomia observarem a grandiosidade do nosso sistema solar. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno serão visíveis a olho nu, enquanto Netuno e Urano, que estão mais distantes, precisarão do auxílio de telescópios ou binóculos para uma visão clara.
Para aproveitar ao máximo esse espetáculo, é recomendável buscar locais com pouca poluição luminosa e um horizonte limpo, o que permitirá uma visualização nítida do alinhamento planetário. O evento será também uma ótima oportunidade para fotógrafos e cientistas registrarem esse momento raro da sincronia dos corpos celestes.
O alinhamento de sete planetas é um fenômeno extremamente raro, uma vez que as órbitas elípticas e os períodos de translação dos planetas variam, além das diferentes inclinações de suas trajetórias. Isso torna ainda mais improvável que tantos planetas fiquem visíveis em um mesmo plano.
O evento promete ser um espetáculo único, tanto para os aficionados por astronomia quanto para o público em geral, oferecendo uma visão extraordinária do nosso sistema solar.
O ano de 2025 terá um calendário astronômico repleto de eventos observáveis no Brasil. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros que poderão ser vistos sem a necessidade de qualquer equipamento.
Para que os brasileiros possam acompanhar todo o espetáculo do universo, o Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou nesta sexta-feira (3) o Calendário de Efemérides Astronômicas 2025.
Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e seções de apresentação de projetos e pesquisa em astronomia.
Segundo o astrônomo que coordenou a equipe do projeto, Daniel Mello, haverá muitos fenômenos interessantes neste ano, que poderão ser vistos a olho nu em todo o país, começando já no dia 15 de janeiro, quando ocorrerá a aproximação da Terra com planeta Marte.
“Normalmente a Marte e Terra estão aí fazendo a sua movimentação em torno do Sol e nem sempre ficam relativamente próximos. Isso ocorre em média a cada dois anos. A Terra se aproxima de Marte e o planeta fica muito mais legal de ser visto no céu, de ser acompanhado, porque fica mais brilhante.”
De acordo com Mello, durante toda a semana entre os dias 12 e 18 de janeiro o Planeta Vermelho estará bastante visível no período da noite, com o ápice no dia 15.
“basta a pessoa utilizar cartas celestes, aplicativos de edificação dos planetas, das constelações, para identificar Marte, que estará entre a constelação de Gêmeos e a constelação de Câncer, uma região muito bonita no céu, que será enriquecida com a presença do Planeta Vermelho”, diz.
Assim como a visualização de Marte mais perto da Terra, o primeiro semestre do ano também reserva vários outros espetáculos de observação visual sem binóculos ou telescópios. Como um eclipse lunar total na madrugada do dia 14 de março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio nas primeiras horas do dia 25 de abril.
Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Josina Nacimento, o eclipse lunar será visível no Brasil, em todas as suas fases: penumbral, parcial, total e depois novamente parcial e penumbral.
“É muito interessante, porque a Lua vai entrando na sombra da Terra e o aspecto dela vai ficando como se estivesse levando uma mordidinha, até que quando está totalmente na sombra mais escura da Terra, ela fica com um tom avermelhado muito bonito. E às vezes isso acontece quando a lua está nascendo, quando está se pondo, mas desta vez ela vai estar bem visível no céu”, diz.
Fonte: Terrafatos/Com informações da NASA/Site oficial
1
2
4
17:45, 13 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
Nos últimos anos, diversas empresas suspenderam a participação em pesquisas da Campanha dos Direitos Humanos que avaliam a inclusão de funcionários LGBTQ+ no ambiente de trabalho.
A fala foi proferida durante o encerramento do Festival Mundial da Internacional Antifascista, evento de viés esquerdista realizado em Caracas.
A mudança tem como objetivo incentivar os pais a treinarem as crianças para usar o banheiro antes de ingressar no ambiente escolar.
mais notícias
+