M&M's. Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Uma retirada de produtos do mercado envolvendo M&M’s está em andamento nos Estados Unidos após a identificação de falhas no rótulo relacionadas a ingredientes que podem causar alergias. A medida envolve mais de 6 mil pacotes reembalados pela Beacon Promotions Inc sem os avisos obrigatórios.
O recolhimento dos produtos inclui sachês de 37 gramas de dois tipos: M&M’s tradicional e M&M’s Peanut, versão que contém amendoim. Os confeitos também possuem leite e soja, informações que não constavam de forma adequada nas embalagens promocionais.
Os pacotes circularam em 20 estados norte-americanos, incluindo Texas, Flórida e Califórnia. Segundo o comunicado oficial, os itens não seriam vendidos diretamente ao consumidor, já que as embalagens tinham caráter promocional e personalizado.
As unidades foram destinadas a empresas e organizações e trazem a frase “Make your mark”, além do lote M1823200 e da validade até 30 de abril de 2026.
A ação teve início em 26 de janeiro e recebeu classificação Classe II pela Food and Drug Administration. Esse tipo de retirada indica possibilidade de efeitos adversos temporários ou reversíveis, com menor probabilidade de danos mais graves.
A situação gera preocupação especialmente entre pessoas com alergias alimentares. Estimativas apontam que cerca de seis milhões de americanos apresentam alergia a amendoim, número semelhante ao de pessoas sensíveis ao leite. A alergia à soja atinge aproximadamente 1,9 milhão de pessoas no país.
As reações podem variar de sintomas leves, como inchaço e urticária, até quadros mais graves, como a anafilaxia.
As autoridades orientam a identificação dos produtos por meio do lote informado, da frase promocional impressa na embalagem e da data de validade, facilitando a localização dos pacotes incluídos na retirada.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a interdição cautelar do leite condensado semidesnatado La Vaquita e apreendeu os suplementos Glicojax e Durasil.
O lote do leite condensado foi reprovado no teste microbiológico Estafilococos Coagulase Positiva (ECP), após análises fiscais do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels. O teste mede a quantidade de bactérias Staphylococcus aureus em alimentos, bebidas e embalagens, que, em níveis elevados, podem causar intoxicações alimentares e outras doenças.
A Anvisa atribuiu o leite condensado La Vaquita à empresa Apti Alimentos, porém, a alimentícia afirmou, em nota oficial, que o produto não faz parte do seu portfólio e que foi associado erroneamente pela agência de vigilância sanitária.
A Anvisa constatou que os suplementos Glicojax e Durasil possuem origem desconhecida e utilizam propagandas enganosas. O Glicojax diz possuir benefícios terapêuticos, como auxílio no controle da glicose sanguínea, suporte cardiovascular, suporte à saúde metabólica e controle da diabetes. Segundo a Anvisa, tais benefícios não apresentam comprovação científica.
Já o suplemento em gotas da marca Durasil promete aliviar dores e melhorar a função erétil. O produto também tem o fabricante desconhecido.
A Agência Brasil entrou em contato com as plataformas de vendas online Shopee e Mercado Livre, que comercializam o suplemento.
Em nota, a Shopee informou que cumpre as regulamentações e leis locais e exige que os vendedores da plataforma também estejam em conformidade.
“Assim que tomou conhecimento da determinação, a Shopee removeu prontamente os anúncios em questão. Os produtos comercializados na plataforma passam por uma série de triagens, e os itens que violam normas regulatórias ou as nossas políticas são removidos, e a loja, penalizada, para proteger os usuários,” escreveu a empresa.
O Mercado Livre que os termos de uso da plataforma proíbem a venda de produtos não autorizados pela Anvisa.
“A plataforma mantém atuação contínua no combate à venda de itens irregulares, por meio do uso de tecnologia própria, equipes especializadas de monitoramento e canais de denúncia. Sempre que um anúncio em desacordo com as regras é identificado, o conteúdo é prontamente retirado do ar e o vendedor está sujeito às medidas previstas, que podem incluir suspensão ou bloqueio da conta,” informou.
Com informações Agência Brasil.
4
17:25, 12 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+