Pernambuco, 16 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

MADURO "aconselha" EUA a não se ENVOLVER em disputa entre VENEZUELA E GUIANA

05 de dezembro de 2023 às 22:04

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, "aconselhou" os EUA para que não interfiram sobre a anexação da região de Essequibo, pertencente a Guiana.

“Estados Unidos, eu aconselho, longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz”, disse.,

A fala de Maduro se deu em resposta a ação do país norte-americano, enviou uma nota informando que comandantes militares do país foram enviados a Guiana.

A incursão tem como objetivo discutir e iniciar planejamentos estratégicos para aumentar as defesas e se proteger de uma possível invasão das forças da Venezuela.

Essequibo é rica em minérios e pedras preciosas e está sob controle da Guiana desde que o país se tornou independente, em 1966. Antes disso, era dominada pelo Reino Unido, desde meados do século XIX.

Veja Também

Os britânicos apoiavam seu direito ao território com base no fato de que, em 1648, os espanhóis cederam toda a área a leste do Orinoco aos holandeses. Parte dessa terra foi posteriormente passada pela Holanda ao Reino Unido.

A Venezuela, por sua vez, afirma que o território pertence a ela, já que era parte do Império Espanhol, havia a presença de religiosos espanhóis na área e, segundo ela, os holandeses nunca ocuparam a região à oeste do rio Essequibo.

A reivindicação existe mesmo antes de o país se tornar independente, ou seja, quando ainda era parte da Grã-Colômbia.

A região é conhecida na Venezuela como Guiana Essequiba, ou simplesmente, Essequibo, e aparece atualmente nos mapas oficiais do país como “Zona en Reclamación”, ou seja, um território que está sendo reivindicado.

Sob administração guianesa, Essequibo inclui áreas de seis províncias, das quais duas estão integralmente inseridas ali e três têm a maior parte de suas superfícies localizadas na região reivindicada pela Venezuela.

Além disso, Essequibo inclui uma porção importante da costa guianesa, onde há poucos anos foram descobertas enormes reservas de petróleo e que a Guiana já está explorando, em parceria com companhias como a norte-americana ExxonMobil e a chinesa CNOOC.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:20, 16 Nov

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Neste domingo, 16 de novembro, os chilenos participam da eleição presidencial obrigatória.
Mundo

Chilenos votam em eleição presidencial obrigatória marcada pela crise de segurança

Cerca de 15,7 milhões de eleitores participam da primeira eleição obrigatória desde 2012, com crime e imigração em foco.

Jeannette Jara e José Antonio Kast
Pleito

Chile tem primeiro turno de eleições presidenciais dividido entre comunista e "Bolsonaro chileno"

Jeannette Jara e José Antonio Kast lideram as intenções de voto no país que vê com preocupação a segurança pública e a imigração.

Nívia Estevam e José Lucas após o acidente.
Violência

Estudante brasileiro tem dois dedos amputados em escola portuguesa

Caso de bullying violento em Cinfães revolta redes sociais e expõe falhas no combate à violência escolar contra criança de 9 anos.

mais notícias

+

Newsletter