15 de abril de 2025 às 12:18 - Atualizado às 12:18
Adolescente de 17 anos, Nikita Casap e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Arte: Portal de Prefeitura
Um adolescente do estado de Wisconsin, identificado como Nikita Casap, de 17 anos, está sendo acusado de ter matado os próprios pais como parte de um plano mais amplo que incluía o assassinato do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação consta em documentos judiciais recentemente revelados por autoridades federais.
Investigadores localizaram mensagens de texto e documentos escritos por Casap nos quais ele manifesta o desejo de eliminar o presidente e derrubar o governo norte-americano. As autoridades acreditam que os assassinatos teriam sido motivados pela intenção de obter "meios financeiros e autonomia" para dar seguimento ao suposto plano.
Casap responde a nove acusações criminais no Condado de Waukesha, incluindo duas de homicídio em primeiro grau e duas por ocultação de cadáver. No âmbito federal, ele é alvo de três acusações adicionais: assassinato presidencial, conspiração e uso de armas de destruição em massa.
De acordo com os autos, Tatiana Casap, mãe do acusado, e seu padrasto, Donald Mayer, foram encontrados mortos com ferimentos de bala em 11 de fevereiro, dentro da residência da família.
Casap foi inicialmente detido em WaKeeney, no Kansas, sob suspeita de roubo do veículo utilitário de Mayer e porte de arma de fogo. Durante as investigações, as autoridades encontraram em seu telefone referências à “Ordem dos Nove Ângulos”, descrita como uma rede com ideologia extremista de orientação racial e neonazista.
Além disso, os agentes localizaram um manifesto de três páginas que defendia o assassinato do presidente como forma de deflagrar uma revolução política e “salvar a raça branca”. Um dos trechos do documento dizia: “Quanto ao motivo, especificamente Trump, acho que é bastante óbvio. Ao se livrar do presidente e talvez do vice-presidente, isso certamente causará algum caos”. O texto também trazia imagens de Adolf Hitler e frases como: “heil Hitler, salve a raça branca, salve a vitória”.
Durante a apreensão do veículo, o gabinete do xerife encontrou joias femininas, eletrônicos, aproximadamente US$ 14 mil em espécie, além de documentos bancários. Os investigadores também afirmam ter encontrado imagens e mensagens sobre o uso de drones como arma, bem como registros da compra de explosivos.
No celular do jovem, havia ainda imagens de frente e verso dos cartões de crédito e débito de Mayer, além de credenciais de acesso a contas bancárias. Um colega de escola relatou às autoridades, em março, que Casap havia comentado sobre sua intenção de matar os pais, mas que na época não tinha acesso a uma arma. Posteriormente, segundo o depoimento, o adolescente disse que pretendia se aproximar de alguém armado para roubar o armamento.
O mesmo colega contou ainda que Casap alegava manter contato com uma pessoa na Rússia, com quem estaria planejando ações para derrubar o governo dos Estados Unidos e assassinar o presidente.
Nikita Casap deverá comparecer ao tribunal para a audiência de acusação no próximo dia 7 de maio.
1
3
4
12:12, 21 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
O argentino morreu menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia bilateral.
O Pontífice morreu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos, segundo informações do Vaticano.
O falecimento do pontífice ocorreu um dia após o Domingo de Páscoa, quando ele fez uma breve aparição para abençoar a multidão na Praça São Pedro, recebendo aplausos e manifestações de carinho.
mais notícias
+