Donald Trump, presidente dos Estados Unidos Créditos: Reprodução
Os Estados Unidos realizaram ataques mortais contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no noroeste da Nigéria, informou o presidente Donald Trump nesta quinta-feira, 25 de dezembro. Segundo ele, a ofensiva ocorreu após denúncias de assassinatos de cristãos na região e novos ataques poderão ser realizados caso a violência continue.
Em postagem na rede Truth Social, Trump afirmou que a operação foi conduzida pelo “Departamento de Guerra” de forma precisa e eficaz. “Se não acabassem com o massacre de cristãos, pagariam caro, e essa noite pagaram”, declarou. O presidente ressaltou ainda que os Estados Unidos não permitirão que o “terrorismo radical islâmico prospere”.
O anúncio não incluiu detalhes sobre a execução da ofensiva ou o número de vítimas, e a Casa Branca ainda não forneceu informações adicionais.
No mês passado, Trump havia determinado ao Pentágono o planejamento de uma ação militar na Nigéria, em resposta a denúncias de perseguição religiosa. O Departamento de Estado, por sua vez, anunciou restrições de vistos para nigerianos e familiares envolvidos em assassinatos em massa e violência contra cristãos.
Na mensagem, ele afirmou que os EUA poderiam “imediatamente suspender toda ajuda e assistência à Nigéria” e, se necessário, intervir militarmente “armados até os dentes” para erradicar os grupos responsáveis pelas atrocidades.
Em resposta, o governo nigeriano reiterou que a liberdade de culto é garantida pela Constituição do país e negou qualquer perseguição a cristãos. Segundo a Presidência, as acusações não correspondem à realidade e o país continua comprometido em proteger todos os cidadãos independentemente de sua religião.
Recentemente, os Estados Unidos designaram a Nigéria como “país de particular preocupação” de acordo com a Lei da Liberdade Religiosa Internacional, destacando a gravidade da situação.
Segundo a organização internacional Portas Abertas, a Nigéria é o país onde mais cristão são mortos devido à perseguição religiosa. estima-se que mais dde 7 mil cristãos tenham sido assassinados entre os primeiros sete meses de 2025.
3
03:52, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.
Doença tem alta taxa de mortalidade e já causou surtos na Ásia; especialistas monitoram risco durante viagens internacionais.
mais notícias
+