Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

EUA alertam companhias aéreas para evitar espaço aéreo da Venezuela em meio a tensão militar

Segundo informações divulgadas pela imprensa norte-americana, o presidente Donald Trump foi informado sobre opções de operações militares dentro do país sul-americano.

Ricardo Lélis

21 de novembro de 2025 às 20:55   - Atualizado às 20:55

Donald Trump e Nicolás Maduro

Donald Trump e Nicolás Maduro Foto: Reprodução

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu, nesta sexta-feira, 21 de novembro, um alerta às principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o espaço aéreo da Venezuela. A agência recomendou que as empresas adotem medidas de precaução.

No comunicado, a FAA citou o “agravamento da situação de segurança e o aumento da atividade militar na Venezuela e em seus arredores”, ressaltando que as ameaças podem oferecer riscos para aeronaves em todas as altitudes.

O alerta ocorre em meio ao reforço militar na região, que inclui o envio do maior porta-aviões da Marinha dos EUA, além de pelo menos oito navios de guerra e caças F-35.

Ainda segundo informações divulgadas pela imprensa norte-americana, o presidente Donald Trump foi informado sobre opções de operações militares dentro da Venezuela.

Apesar disso, também sinalizou abertura para a via diplomática, na expectativa de que a pressão internacional seja suficiente para levar Nicolás Maduro a deixar o poder sem necessidade de ação militar direta.

Veja Também

Venezuela treina militantes com flechas envenenadas

A tensão diplomática entre Venezuela e Estados Unidos voltou a escalar após novas declarações do alto escalão do regime chavista.

Em pronunciamento transmitido em rede nacional, Diosdado Cabello ministro do Interior, da Justiça e número dois do chavismo anunciou que militantes pró-Maduro serão treinados por indígenas para usar flechas envenenadas com curare, substância letal tradicionalmente usada por povos amazônicos.

A medida integra o que o governo chama de “defesa ativa contra ameaça extrema”, em referência ao aumento da presença militar dos EUA no Caribe, que inclui o porta-aviões USS Gerald Ford.

Segundo Cabello, o país mobilizou 4.523.822 ativistas com mais de 15 anos, integrantes dos Comitês Bolivarianos Integrais de Base. Ele orientou a militância a manter “pés firmes, nervos de aço e mobilização máxima”, afirmando que o regime está preparado para resistir a qualquer agressão externa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:52, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

South Carolina State University, nos Estados Unidos, onde duas pessoas morreram em tiroteio.
Ataque

Tiroteio dentro de Universidade nos EUA deixa duas pessoas mortas e um ferido

Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.

O camisa 9 do Barcelona pode ir para o Atlético de Madrid.
Casaca?

Em fim de contrato, Lewandowski pode deixar e reforçar rival do Barcelona na La Liga, afirma jornal

Atacante polonês está em fim de contrato e tem ofertas da Europa, Arábia Saudita e MLS, mas prioriza definição política no Barça antes de anunciar próximo passo.

Barcelona e Atlético de Madrid se enfrentam nesta quinta-feira (12), em Madri.
CopadoRey

Atlético de Madrid x Barcelona: onde assistir e prováveis escalações

As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 17h, pela partida de ida da semifinal da Copa do Rei.

mais notícias

+

Newsletter