O Leão da Ilha do Retiro já conhece o seu adversário para a segunda fase da Copa do Brasil deste ano. O Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo.
Sport e Kieza vão se reencontrar pela Copa do Brasil. Fotos: Paulo Paiva / Sport Recife e Tiago Caldas / Náutico
O Sport já conhece o seu adversário para a segunda fase da Copa do Brasil deste ano. O Leão vai até o Espírito Santo para encarar a Desportiva Ferroviária, tradicional equipe de Cariacica. A partida está marcada para o dia 05 de março, quinta-feira, às 19h, conforme divulgado pelo calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol.
A equipe Capixaba garantiu a vaga após eliminar o Sampaio Corrêa-RJ nos pênaltis, resultado que definiu o encontro contra os pernambucanos na fase posterior. O duelo entre as equipes será disputado no Estádio Engenheiro Araripe, onde o Desportiva manda seus jogos. Inclusive, este mesmo estádio recebeu uma partida entre as duas equipes há mais de 50 anos atrás.
Além da expectativa para a partida e o dinheiro em jogo, o Leão da Ilha do Retiro encontrará um rival bastante conhecido pela frente. O atacante Kieza, que passou pelo Náutico e tem uma história de proximidade com Timbu, além de uma gigantesca rivalidade com os rubro-negros, vai estar em campo com a camisa 9 da equipe do Espírito Santos.
Em 20 jogos contra o Sport, o centroavante balançou a rede seis vezes e saiu vitorioso em sete oportunidades.
Fundada em 1963, a Desportiva Ferroviária acumula participações na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro até o início dos anos 1990 e mantém tradição no futebol capixaba. Na temporada passada, a equipe foi semifinalista do Campeonato Estadual e segue apostando na força como mandante para tentar surpreender o adversário nordestino.
O Sport, por sua vez, carrega peso histórico na Copa do Brasil. Vice-campeão em 1989, semifinalista em 1992 e 2003 e campeão em 2008, o Leão é o único clube do Nordeste a conquistar o torneio nacional. Nesta edição, o formato prevê a entrada de algumas equipes apenas na segunda fase, caso do Rubro-Negro pernambucano, que aguardava a definição entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva.
O retrospecto entre os clubes é curto. Sport e Desportiva se enfrentaram apenas uma vez, pelo Campeonato Brasileiro de 1973. A partida, disputada no dia 7 de dezembro daquele ano, também no Engenheiro Araripe, terminou empatada em 1 a 1. O gol leonino foi marcado pelo meio-campista Rubens Salim. Em 1993, os dois voltaram a disputar a mesma edição do Brasileirão, mas não cruzaram caminhos dentro de campo.
Além do histórico pontual, os clubes compartilham um nome marcante. O lateral-esquerdo Dedé, ídolo na Ilha do Retiro, foi revelado pela Desportiva, onde atuou entre 1989 e 1993. Em 1994, chegou ao Sport e construiu trajetória vitoriosa, com títulos, assistências e identificação com a torcida rubro-negra.
1
3
18:16, 18 Fev
29
°c
Fonte: OpenWeather
Técnico do Benfica questiona postura do jogador do Real Madrid após gol na Champions e gera repercussão internacional.
Comentaristas de Portugal colocam em dúvida acusação feita pelo atacante do Real Madrid contra jogador do Benfica durante partida da Champions
O camisa 10 da Colina pode esta chegando aos seus últimos jogos com o Cruzmaltino.
mais notícias
+