Clubes pedem reconhecimento de título brasileiro. Fotos: Rafael Ribeiro e Joilson Marconne / CBF
Na terça-feira, 21 de outubro de 2025, Ceará, Fortaleza e Sport protocolaram junto à CBF o reconhecimento dos títulos do Torneio Norte-Nordeste como Campeonatos Brasileiros.
Juntamente aos clubes, as Federações de Futebol do Ceará e de Pernambuco também apoiaram os times.
Um dos, se não o principal, articuladores é Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense.
Segundo apuração do Estadão, a chance de aprovação é considerada grande. Tendo em vista que Samir Xaud, atual presidente da CBF, tem o prestígio das federações nordestinos.
Isso pois, quando Ednaldo Rodrigues foi afastado do cargo, as federações do norte e do nordeste realizadam um mutirão, para que o dirigente da federação de Roraima fosse ocupar o cargo mais alto da entidade brasileira.
No entanto, a resposta deve ser divulgada apenas no início de 2026.
Segundo a nota divulgado pelos envolvidos, à época, a disputa do torneio equivale ao Brasileirão.
No entanto, para ter o aval e ter um desfecho positivo para os clubes, a Confederação Brasileira de Futebol vai pedir um parecer técnico que valide a solicitação.
Um destes exemplos recentes, é o que aconteceu em 2010, quando os títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa foram reconhecidos como Campeonatos Brasileiros, dessa forma, Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense foram ditos como campeões nacionais.
Para validar e debater o assunto, uma comissão deve ser criada, composta de diretores jurídicos, competições e coordenação. Além do auxílio de históriadores.
A defesa e o motivo principal pelo pedido é de que o Torneio Norte-Nordeste foi interpretado de forma equivocada pela Confederação Brasileira de Desportos, pois, na realidade, o projeto integrava a nacionalização do futebol brasileiro.
Em 2023, o Atlético Mineiro homologou um pedido de reconhecimento do título brasileiro de 1937. Um torneio nacional que contou com equipes de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santos, em uma época onde, o futebol brasileiro ainda engatinhava para o profissionalismo.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF na época aceitou o pedido.
3
4
12:49, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Da estreia de Pelé e Garrincha à inovação tática do 4-2-4, veja os fatos que consagraram a Seleção Brasileira na Suécia.
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
mais notícias
+