Clubes querem reconhecimento por título brasileiro. Foto: Divulgação
Nesta terça-feira, 21 de outubro de 2025, o Sport Club do Recife, Fortaleza Esporte Clube, Ceará Sporting Club, além das Federações Cearense de Futebol e Pernambucana de Futebol, protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol o reconhecimento de três títulos nacionais.
Os três clubes nordestinos alegam que os troféus dos Torneios Norte-Nordeste devem se reconhecidos como Campeonato Brasileiro.
Desta forma, o Leão do Pici e o Vozão seriam declarados campeões brasileiros pela primeira vez em sua história.
Já o Leão da Ilha do Retiro, seria bicampeão, já que é declarado e reconhecido como Campeão Brasileiro de 1987.
O argumento do grupo para o pedido é que o Torneio Norte-Nordeste, à época, foi considerado, de maneira errada, como uma competição apenas regional, quando na realidade integrava o "o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportes", é o que diz na nota.
Vale lembrar que a competição foi realizada em três edições. Em 1968, o campeão foi o Sport Recife, em 1969, o Ceará, e em 1970, o Fortaleza levantou o troféu.
Caso o pedido seja acatado e reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes serão reconhecidos como campeões brasileiros.
Veja a nota oficial abaixo:
"Nota Oficial - Pedido Formal de Reconhecimento dos Títulos dos Torneios Norte-Nordeste como Campeonatos Brasileiros
As entidades signatárias – Ceará Sporting Club, Fortaleza Esporte Clube, Sport Club do Recife, Federação Cearense de Futebol e Federação Pernambucana de Futebol – vêm a público informar que protocolaram junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedido formal de reconhecimento dos títulos dos Torneios Norte-Nordeste de 1968, 1969 e 1970 como Campeonatos Brasileiros.
O trabalho, conduzido em conjunto desde o segundo semestre de 2023, reuniu dirigentes dos três clubes e das duas federações no levantamento de informações históricas e jurídicas, consolidando uma pauta comum em defesa do futebol do Nordeste e do reconhecimento nacional das conquistas.
O argumento central do requerimento é que, à época, o Torneio Norte-Nordeste foi considerado erroneamente como uma competição regionalizada, quando na realidade integrava o projeto de nacionalização do futebol brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
O Torneio Norte-Nordeste foi realizado em três edições: o Sport foi campeão em 1968, o Ceará em 1969 e o Fortaleza em 1970. Caso o pleito seja reconhecido pela CBF, os clubes passarão a ser considerados campeões brasileiros.
Num gesto de união e resgate histórico, as entidades signatárias reforçam que o pleito não busca criar privilégios, mas apenas corrigir uma injustiça esportiva, com base no mesmo princípio que levou a CBF, em 2010, a reconhecer a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como equivalentes ao Campeonato Brasileiro.
Fortaleza e Recife, 21 de outubro de 2025."
3
4
10:54, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+