O pernambucano agora terá a missão de superar o feito da etapa anterior, em Melbourne, na Austrália, quando conseguiu estrear na categoria terminando a corrida principal na segunda colocação.
Recifense Rafael Câmara vai tentar novo pódio no GP de Miami; confira programação completa da etapa Foto: Reprodução / Instagram
O piloto recifense Rafael Câmara vai acelerar muito nesta sexta-feira, 1º de abril, em busca de um novo pódio na temporada de Fórmula 2.
Com a disputa inédita no circuito de Miami, o pernambucano da Invicta Racing agora terá a missão de superar o feito da etapa anterior, em Melbourne, na Austrália, quando conseguiu estrear na categoria terminando a corrida principal na segunda colocação.
Nesta race week, a programação já começa nesta sexta-feira (1º), com o primeiro treino livre e a classificação para as duas corridas do final de semana.
Na manhã de sábado (2), os fãs de velocidade terão a Sprint Race, aquecendo os motores para a Feature Race, que acontece no domingo (3).
Os torcedores brasileiros podem acompanhar todas as etapas da F2 na tela do SporTV ou no streaming oficial da Fórmula 1, a F1 TV.
O piloto recifense, de apenas 20 anos, apesar da pouca idade, já possui uma grande prateleira de troféus, além de uma torcida que o acompanha desde 2023, quando se sagrou campeão da FRECA (Fórmula Regional European Championship by Alpine), o Campeonato de Fórmula Regional Europeia.
Como a maioria dos pilotos, Rafael começou no kart em 2011, onde conquistou diversos títulos. Sua estreia nos monopostos aconteceu em 2022, quando disputou as Fórmulas 4 dos Emirados Árabes Unidos, Itália e ADAC, terminando em 2º, 3º e 3º lugar, respectivamente. No ano seguinte, alcançou o 3º lugar geral e conquistou o título da FRECA.
Vale destacar que essas foram as duas primeiras temporadas em que correu com o "selo" de um piloto da Ferrari Driver Academy (FDA), a Academia de Pilotos da Ferrari, com que, está até hoje.
Com os bons resultados, Rafael garantiu um assento na Fórmula 3 pela equipe Trident, onde foi campeão em sua temporada de estreia. Agora, nesta temporada, o piloto disputa a Fórmula 2 e chega com moral à competição, sendo apontado como um dos favoritos ao título. Caso vença, o pernambucano igualará o feito de Gabriel Bortoleto, que conquistou os títulos da F3 e da F2 em anos consecutivos.
Desde o final de 2021 na FDA, Rafael faz parte do programa focado em desenvolver novos talentos e transformá-los em pilotos de alto nível. Nomes conhecidos como Charles Leclerc, Sergio Pérez, Mick Schumacher e Jules Bianchi também passaram pela academia, e agora a aposta da Scuderia para o futuro é o pernambucano.
Sendo um piloto da Ferrari, Rafa precisou morar em Maranello, cidade italiana que praticamente gira em torno da fábrica da Scuderia, e garantiu que esse período foi essencial para seu processo de amadurecimento dentro e fora das pistas.
“A Ferrari ajudou bastante a minha carreira, desde a preparação para o fim de semana até a forma de gerir melhor os dias de treinos e corridas, além da parte técnica. Desde que entrei na academia [da Ferrari], passei a ter mais responsabilidade. Com o tempo, fui amadurecendo bastante. O tempo que passo em Maranello desde que me mudei para lá tem sido muito importante nesse processo. Têm sido anos ótimos para o meu desenvolvimento e, agora, acho que o trabalho está aparecendo”, afirmou.
Apesar de ainda não ter vaga assegurada na Fórmula 1 nas próximas temporadas, Rafael está mais perto do que nunca de pilotar um carro da Ferrari na categoria. Isso porque o chefe da equipe, Fred Vasseur, revelou no fim da temporada passada que a expectativa é de que o piloto participe de alguns treinos livres ao longo de 2026.
2
3
4
12:03, 01 Mai
23
°c
Fonte: OpenWeather
Em queda na tabela, Pantera busca encerrar jejum de quatro jogos, enquanto o Timbu tenta manter o embalo após vitória fora de casa para subir na classificação.
Em meio a problemas financeiros e jejum de vitórias, Bugre e Cobra Coral se enfrentam em Campinas focados em entrar no G6 para afastar a pressão.
O artilheiro do Timbu na temporada ainda não está apto para jogar após sofrer um problema muscular.
mais notícias
+