Na quarta-feira (03), os cariocas conquistaram o título brasileiro após vencer o Ceará dentro do Maracanã. No entanto, contrariando muitos, o clube é octacampeão.
Flamengo comemora oitavo título de Campeonato Brasileiro no Maracanã. Foto: Adriann Fontes / Flamengo
Dentro de um Maracanã lotado, na quarta-feira, 03 de dezembro, o Flamengo venceu o Ceará por 1 a 0, com gol de Samuel Lino, e conquistou o título brasileiro de 2025. Para os torcedores e alguns veículos de mídia, o rubro-negro carioca é enecampeão, porém, de acordo com orgãos desportivos, o clube é octa.
Segundo o site olympics, que leva em consideração os títulos confirmados pela CBF e Fifa, o Flamengo é octacampeão brasileiro, com os títulos de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.
Ainda de acordo com o site, em relação ao título de 1987, o campeão é o Sport Club do Recife.
Veja a nota abaixo:
"lamengo e Sport divergem sobre quem conquistou o Brasileirão de 1987, cada time se considerando o vencedor daquela edição. Para a Fifa e a CBF, o clube pernambucano é o detentor do título."
Desta forma, contrariando torcedores e alguns veículos de mídia, o clube carioca é octacampeão brasileiro.
Bom, junto com o título do Brasileiro, a antiga polêmica reacende: o clube carioca comemorou o título como o nono de sua história nacional, mas muitos rivalizam esse número. A dúvida: o Flamengo é 8 ou 9 vezes campeão brasileiro? A controvérsia gira em torno da edição de 1987.
Tudo começou quando, no turbulento ano de 1987, clubes importantes resolveram abandonar a organização oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para montar um torneio alternativo, a Copa União, organizado pelo então poderoso grupo Clube dos 13, que reunia os principais clubes do país.
Na Copa União, o Flamengo sagrou-se campeão ao derrotar o Internacional na final. Para muitos torcedores rubro-negros, esse título é legítimo e conta como o brasileirão daquele ano.
Mas, na visão da CBF, e respaldada por decisões da Justiça, a competição oficial daquele ano considerou o torneio diferente: o campeão reconhecido foi o Sport Recife, após vitória em disputa paralela organizada pela entidade. Ou seja: para a CBF, o Flamengo não teria direito àquela taça de 1987.
O debate não é recente, e mexe com paixões de torcidas, rivalidades históricas e interpretações de regulamento. Por um lado, há o argumento esportivo e de popularidade da conquista de 87; por outro, o legal e institucional, com a CBF e a Justiça confirmando o status ao Leão da Ilha do Retiro.
Por fim, baseado em decisões judiciais e também da CBF, o Flamengo deve ser reconhecido como octacampeão, não como énea, pois, o título do Brasileirão de 1987 é unicamente do Sport Club do Recife.
3
04:43, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
O único gol da semifinal foi marcado no segundo tempo pelo jogador Gustavo Maia.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h30, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pelo Brasileirão.
As equipes se enfrentam nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, às 19h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.
mais notícias
+