Prêmio do Fluminense. Foto: Foto: Lucas Merçon/FFC
A Fifa divulgou, na última terça-feira, 17 de junho, um relatório oficial com informações sobre os clubes participantes da próxima edição da Copa do Mundo de Clubes. Um detalhe específico chamou a atenção dos torcedores brasileiros: Palmeiras e Fluminense aparecem na lista como campeões da “Copa Inter-Confederações”, uma nova denominação adotada pela entidade para categorizar torneios disputados entre clubes de diferentes continentes.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.
O relatório não apenas cita os dois clubes brasileiros, mas também coloca as conquistas da Copa Rio de 1951, pelo Palmeiras, e de 1952, pelo Fluminense, no mesmo grupo de títulos que a Copa Intercontinental e o atual Mundial de Clubes da Fifa. Essa equiparação, pelo menos no documento, iguala competições históricas com diferentes formatos e níveis de reconhecimento ao longo das décadas.
Na prática, o termo “Copa Inter-Confederações” agora agrupa todos os campeonatos intercontinentais de clubes que envolveram representantes de confederações distintas, mesmo que não tenham sido organizados diretamente pela Fifa. Além de Palmeiras e Fluminense, clubes como o Flamengo, campeão da Copa Intercontinental em 1981, o Wydad Casablanca, do Marrocos, e o Urawa Reds, do Japão, também aparecem na lista.
O Real Madrid é um dos maiores destaques do relatório. O clube espanhol foi citado como nove vezes campeão da "Copa Inter-Confederações", somando os títulos da antiga Copa Intercontinental e os do Mundial de Clubes da Fifa. Isso evidencia a proposta da entidade de apresentar uma linha histórica contínua dos torneios entre campeões de diferentes continentes.
Apesar do destaque dado às conquistas brasileiras na Copa Rio, a Fifa ainda não reconhece oficialmente o torneio como um título mundial. O documento apresenta uma classificação uniforme, mas não declara todos os campeonatos listados como equivalentes ao Mundial de Clubes, que teve sua primeira edição em 2000 e passou a ser realizado com regularidade a partir de 2005.
A situação reacende um debate antigo entre torcedores e dirigentes. Tanto Palmeiras quanto Fluminense já solicitaram em diferentes ocasiões que a Fifa reconheça oficialmente os títulos da Copa Rio como conquistas mundiais. Em 2014, a Fifa chegou a considerar o título de 1951 do Palmeiras como um “torneio de alcance mundial”, mas não o colocou na mesma categoria do Mundial de Clubes atual. O Fluminense também tenta, há anos, obter essa chancela.
A inclusão dos nomes dos dois clubes no relatório atual pode, no entanto, fortalecer os argumentos de quem defende o reconhecimento oficial da Copa Rio como o primeiro torneio de clubes com abrangência internacional.
Hoje, apenas dois tipos de torneios contam como títulos mundiais de clubes segundo a Fifa: a Copa Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004 por campeões da América do Sul e da Europa, e o Mundial de Clubes da Fifa, cuja edição mais recente aconteceu em 2023 e terá novo formato a partir de 2025.
Curiosamente, tanto Palmeiras quanto Fluminense estarão na disputa da edição de 2025 do Mundial de Clubes. As duas equipes se classificaram para o torneio por conta das campanhas recentes na Copa Libertadores da América. A competição, que será disputada nos Estados Unidos, terá um formato inédito, com a presença de 32 clubes. Esse novo modelo representa uma tentativa da Fifa de consolidar o Mundial de Clubes como o principal torneio intercontinental da história do futebol.
Com a proximidade do torneio, a expectativa entre os torcedores aumenta. Tanto palmeirenses quanto tricolores veem na competição uma chance de conquistar, em campo, o título que há décadas desperta debates fora dele.
3
15:16, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
O Tricolor do Arruda foi derrotado por Náutico e Sport durante a disputa do Campeonato Pernambucano.
mais notícias
+