Fifa notifica CBF por comissão milionária paga a empresário que intermediou contratação de Ancelotti Foto: Reprodução
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) notificou oficialmente a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o pagamento de uma quantia ao empresário Diego Fernandes, responsável por intermediar as negociações com o técnico Carlo Ancelotti. A contestação ocorreu porque o empresário não possui registro como agente licenciado pela entidade máxima do futebol.
>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.
Diego Fernandes atuou diretamente nas tratativas, conduzidas durante a gestão do ex-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Ele chegou a viajar a Madri como representante da entidade.
Pelo trabalho, o empresário teria direito a uma comissão no valor de 1,2 milhão de euros, o equivalente a cerca de R$ 7,7 milhões. Apesar de essa previsão constar em contrato, a Fifa considera preocupante o envolvimento de um agente não licenciado e, por isso, já solicitou explicações formais à CBF.
Após a repercussão do caso na imprensa, a CBF se manifestou por meio de nota, afirmando que a situação está sendo analisada internamente.
"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que os termos que envolveram a negociação para a contratação de Carlo Ancelotti e sua comissão técnica possuem cláusulas de confidencialidade e foram elaborados pela antiga gestão da entidade. A atual gestão está avaliando a situação internamente, trabalho liderado por sua área de governança", informou a entidade.
Além da CBF, o empresário Diego Fernandes também se pronunciou e garantiu que o processo seguiu as normas estabelecidas tanto pela confederação quanto pela Fifa.
"O contrato firmado por Diego Fernandes com a CBF, em relação à contratação do treinador da seleção brasileira, respeita rigorosamente todas as normativas da CBF e da Fifa, com previsão específica acerca da necessidade de cumprimento das exigências das mencionadas instituições, de modo que eventuais questionamentos são infundados e serão prontamente esclarecidos. Cumpre ressaltar que Diego Fernandes é consultor, conforme previsto no contrato, e que só poderá receber qualquer montante referente à intermediação após sua inscrição como agente intermediário de futebol junto à CBF. Diego atuou formalmente como consultor, em função do curto prazo de tempo em que se deu a negociação, o que seria incompatível com o processo de registro como agente de futebol junto à Fifa. Com a conclusão da negociação, Diego dará entrada no processo de registro para que, quando finalizado, possa receber o valor referente à intermediação", destacou a nota.
3
16:06, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.
Série invicta é a maior do clube no clássico desde a década de 1950. Em 2026, o Timbu venceu o rival duas vezes.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
mais notícias
+