Pernambuco, 20 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente do Vitória dispara após polêmica contra Palmeiras: "É difícil fazer futebol no Nordeste"

Fábio Mota criticou duramente a arbitragem após a goleada para o Palmeiras, prometeu representação à CBF e afirmou que clubes nordestinos enfrentam dificuldades dentro e fora de campo.

Pedão Repórter

30 de julho de 2026 às 17:57   - Atualizado às 17:58

Fábio Mota, presidente do Vítoria.

Fábio Mota, presidente do Vítoria. Foto: Victor Ferreira / Vitória

A derrota por 4 a 0 para o Palmeiras, na noite da última quarta-feira (29), no Barradão, deixou marcas muito além do placar para o Vitória. Revoltado com a atuação da arbitragem na partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube, Fábio Mota, fez um forte desabafo logo após o apito final e afirmou que os clubes nordestinos enfrentam obstáculos que vão além das quatro linhas.

A frase mais contundente da entrevista foi vista como um desabafo pessoal de quem vive o futebol diariamente no Nordeste: "É difícil fazer futebol no Nordeste. Você tem investimento menor, viaja mais e passa por esse tipo de coisa."

A declaração aconteceu minutos depois de uma partida marcada por lances polêmicos, revisões do VAR, duas expulsões de jogadores do Vitória e muita reclamação da torcida rubro-negra contra a arbitragem.

Fábio Mota, presidente do Vítoria.

Fábio Mota vê arbitragem como decisiva para o resultado

Para o dirigente, o principal erro da arbitragem aconteceu ainda no primeiro tempo, quando o meia Maurício, do Palmeiras, atingiu o zagueiro Cacá com uma cotovelada no rosto.

Veja Também

O defensor do Vitória sofreu um corte profundo no queixo e precisou levar cinco pontos após a partida. Mesmo com o atendimento médico e a gravidade da lesão, a arbitragem optou por não expulsar o jogador palmeirense.

Segundo Fábio Mota, essa decisão mudou completamente o rumo do confronto.

"Ainda bem que o Brasil viu o jogo. O Cacá levou cinco pontos no queixo. Não foi por acaso. Não foi por ser intencional. O que os jogadores relataram foi que o árbitro disse que não foi intencional. Intencional ou não, foram cinco pontos no queixo. Isso desequilibrou a partida completamente. O Vitória estava fazendo um grande jogo, e houve o desequilíbrio por não ter expulsão pela agressão ao jogador Cacá."

O lance chegou a ser analisado pelo árbitro de vídeo, mas o VAR não recomendou revisão no monitor para possível cartão vermelho.

"Não quero me vitimizar"

Durante o pronunciamento, o presidente também fez questão de afirmar que não pretende colocar o clube na posição de vítima, mas voltou a cobrar mais respeito com as equipes da região Nordeste.

Segundo ele, a realidade financeira e logística já impõe dificuldades naturais aos clubes da região, que acabam sendo potencializadas quando surgem erros de arbitragem em partidas decisivas.

"Passamos por isso no passado com o Flamengo, estamos acostumados. Não quero me vitimizar, mas é difícil fazer futebol no Nordeste. Você tem investimento menor, viaja mais e passa por esse tipo de coisa. É lamentável o que está acontecendo."

A declaração repercutiu rapidamente entre torcedores de diversos clubes nordestinos, que compartilharam o trecho nas redes sociais em apoio ao dirigente.

Vitória promete representação na CBF

Além das críticas públicas, Fábio Mota confirmou que o Vitória tomará medidas formais contra a atuação da arbitragem.

O dirigente anunciou que o clube irá protocolar uma representação junto à Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contestando principalmente o lance envolvendo Maurício e Cacá.

Como forma de protesto, o Vitória também decidiu cancelar todas as entrevistas dos jogadores após a partida e não participou da tradicional zona mista.

Pouco depois, o clube divulgou uma nota oficial classificando como "absoluta indignação e revolta" a atuação da equipe comandada pelo árbitro Alex Gomes Stefano e pelo VAR, liderado por Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:45, 20 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cristiano Ronaldo está na frente na disputa do melhor Bola de Ouro de todos os tempos.
Robozão

Cristiano Ronaldo lidera votação da Bola de Ouro de todos os tempos; saiba como votar

Iniciativa da France Football reúne craques históricos, mas participação popular exige pagamento de um euro por voto.

Náutico empatou com Goiás e continua de alerta ligado para o Z-4.
Timbu

Náutico empata com Goiás fora de casa, respira e alcança 6,2% de chance de rebaixamento para a Série C, aponta UFMG

Após empate sem gols com o Goiás, o alvirrubro chega aos 43 pontos e mantém seis de vantagem para o Z-4 a quatro rodadas do fim.

Logo Portal de Prefeitura
Probabilidade

Sport tem 11,4% de chance de disputar playoffs da Série B, aponta UFMG, e precisa de arrancada na reta final

Leão tem quatro partidas para tentar alcançar o G-6, mas precisa superar retrospecto recente e conquistar resultados importantes na reta final.

mais notícias

+

Newsletter