Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil será sede do Mundial de Tênis de Mesa em 2029 após sucesso de Calderano na modalidade

No domingo, o brasileiro se tornou o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a disputar uma final de Campeonato individual masculino.

Eduarda Queiroz

27 de maio de 2025 às 17:44   - Atualizado às 17:44

Hugo Calderano.

Hugo Calderano. Foto: Luiza Moraes/COB/Direitos Reservados

Na esteira do sucesso do mesatenista Hugo Calderano no cenário internacional, o Rio de Janeiro foi anunciado, nesta terça-feira, como sede do Mundial de 2029. A confirmação veio em um Congresso da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês) que aconteceu em Doha, no Catar.

>>> Siga o Portal de Esportes no instagram para ficar por dentro das notícias do mundo esportivo.

Esta vai ser a primeira vez que um evento deste porte vai ser realizado na América do Sul. A competição contará com eventos de simples e duplas em seu formato de disputa.

A candidatura brasileira para a edição do Mundial de 2029 tinha como concorrentes cidades de países como a Austrália, China, Alemanha, Iraque e ainda Estados Unidos. O projeto do Brasil liderou todas as etapas do processo de escolha em um total de 200 votos válidos. O Mundial de Tênis de Mesa é realizado a cada dois anos a próxima edição (2027) vai acontecer em Astana, no Casaquistão.

Em grande fase, Calderano vem escrevendo o seu nome na história da modalidade. Neste fim de semana, ele se tornou o primeiro atleta de fora da Ásia e da Europa a fazer uma final da competição. Mesmo superado da decisão por Wang Chuqin, ele conquistou uma histórica medalha de prata para o esporte nacional.

Veja Também

Antes, em abril, ele já tinha dado sinais de seu raro talento. Com uma atuação brilhante, o carioca faturou o título da Copa do Mundo com um triunfo sobre o chinês Lin Shidong.

Conquista no Mundial

No domingo, 25 de maio, o brasileiro Hugo Calderano, de 28 anos, se tornou o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a disputar uma final de Campeonato Mundial individual masculino de tênis de mesa. Embora não tenha conquistado o ouro, Calderano garantiu uma medalha de prata histórica e inédita para o Brasil.

Na grande decisão, o carioca enfrentou o chinês Wang Chuqin, atual número dois do ranking mundial. O brasileiro, que ocupa o terceiro lugar no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), entrou em quadra com moral elevada após uma campanha impecável. No entanto, Wang venceu por 4 sets a 1, com parciais de 12/10, 11/3, 4/11, 11/2 e 11/7.

"Ele chegou onde nenhum outro atleta de fora da Ásia e da Europa chegou. Levou o tênis de mesa pros lares de todos os brasileiros. Causou uma verdadeira COMOÇÃO no país em torno do esporte que ama e se dedica tanto, há tantos anos. Nada, NADA, pode apagar cada capítulo da história escrita até aqui. E o Brasil inteiro sabe - tem certeza - de que ela ainda vai ganhar muitas páginas brilhantes", diz a nota da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:01, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atlético MG e Galo da Madrugada brigam na justiça.
Cocoricó

Briga de Galo! Atlético MG recorre e vai à justiça novamente contra o Galo da Madrugada

Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.

Náutico não perde o Santa Cruz nos Aflitos desde 2017.
Rivalidade

Dentro dos Aflitos, Náutico carrega invencibilidade de quase uma década contra o Santa Cruz; confira

Neste ano, o Timbu venceu a Cobra Coral duas vezes, a primeira por 4 a 0 e a segunda por 1 a 0. Em ambos jogos, o alvirrubro foi visitante.

Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, diz que jogos às 21h30 são prejudiciais.
Fala

Abel Ferreira critica domínio da Rede Globo no Brasileirão e pede ajuda da CBF; veja vídeo

O técnico do Palmeiras aproveitou a entrevista coletiva após a vitória contra o Internacional por 3 a 1 para desabafar.

mais notícias

+

Newsletter