Oscar. (Foto: Reprodução)
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anuncia nesta quinta-feira, 22 de janeiro, às 10h30, os indicados ao Oscar 2026.
A apresentação da lista de indicados ficará a cargo dos atores Danielle Brooks, conhecida pela série “Orange Is the New Black”, e Lewis Pullman, do filme “Thunderbolts”*.
O Brasil aparece com boas chances de concorrer em cerca de nove categorias. Segundo especialistas em premiações de Hollywood, o filme brasileiro “O agente secreto” surge como um dos destaques e pode disputar indicações em até cinco categorias.
A produção é considerada praticamente garantida em melhor filme internacional e melhor ator, com Wagner Moura. Além disso, vem ganhando força na principal categoria da noite, a de melhor filme, que reúne dez indicados.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa também aparece entre os prováveis indicados a melhor direção de elenco — categoria que estreia na edição de 2026 — e melhor roteiro original.
Outras produções e profissionais brasileiros também figuram entre os possíveis indicados. Na categoria de melhor fotografia, o diretor de fotografia Adolpho Veloso é citado pelo trabalho no filme americano “Sonhos de trem”. Em melhor montagem, o brasileiro Affonso Gonçalves aparece pelo longa “Hamnet: A vida antes de Hamlet”.
Já em melhor documentário, os filmes “Apocalipse nos trópicos” e “Yanuni” são apontados como candidatos, enquanto o curta “Amarela” surge entre os possíveis indicados a melhor curta-metragem.
A transmissão do anúncio será feita pelo site Oscars.org e pelo site oficial da Academia, com livestream e cobertura em inglês nas redes sociais, incluindo YouTube, TikTok, Instagram e Facebook.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação terá o comediante Conan O’Brien como apresentador.
A disputa pelo Oscar 2026 ganhou novos contornos após a divulgação de um ranking internacional que coloca Wagner Moura entre os principais favoritos ao prêmio de Melhor Ator. A projeção reforça o destaque do ator brasileiro pela atuação no filme O Agente Secreto, que vem acumulando reconhecimento fora do Brasil.
De acordo com o levantamento, Wagner Moura aparece com 91,34% de chance de conquistar a estatueta mais cobiçada do cinema mundial.
O índice posiciona o brasileiro logo atrás de Timothée Chalamet, que registra 93,62%, e de Leonardo DiCaprio, líder do ranking, com 95,08% de probabilidade de vitória. A projeção considera o desempenho dos atores ao longo da temporada de premiações, além da repercussão crítica dos filmes em que atuaram.
3
4
10:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A dinâmica contou com patrocínio da Betano e trouxe rodadas com consequências que mudaram o ritmo da competição.
Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.
O show acontece no Classic Hall, que é a maior casa de show da América Latina.
mais notícias
+