Outras duas produções brasileiras também estão entre os semifinalistas: Apocalipse nos Trópicos, na categoria de Melhor Documentário, e Amarela, em Melhor Curta-Metragem Live-Action.
Filme O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura Foto: Victor Jucá/Divulgação
O Agente Secreto está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e de Melhor Escalação de Elenco, na lista divulgada nesta terça-feira, 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme brasileiro é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental .
Outras duas produções brasileiras também estão entre os semifinalistas: Apocalipse nos Trópicos , de Petra Costa, na categoria de Melhor Documentário, e Amarela , de André Hayato Saito, em Melhor Curta-Metragem Live-Action.
A lista completa de indicados ao Oscar 2026, com apenas cinco concorrentes na categoria de Filme Internacional, será revelada em 22 de janeiro.
A longa de Kleber Mendonça Filho traçou trajetória semelhante a Ainda Estou Aqui , candidato brasileiro do ano passado que faturou a estatueta na categoria. Antes da vitória do filme de Walter Salles, o Brasil não avançava de fase na premiação desde 2008, quando O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias , de Cao Hamburguer, chegou à etapa - mas não avançou para a lista final.
Veículos especializados já consideraram a indicação de O Agente Secreto na categoria como certa. O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.
Exibido pela primeira vez em maio no Festival de Cannes, na França, o longa de Mendonça Filho conquistou os holofotes ao vencer os prêmios de melhor ator e melhor direção.
A produção vem recebendo reconhecimento importante no circuito internacional desde então. Na semana passada, angariou três restrições ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Língua Não Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama, com Moura
O Agente Secreto também conquistou duas restrições ao Critics' Choice Awards, prêmio da associação de críticos americanos e canadenses; e uma indicação, na categoria de melhor filme internacional, ao Spirit Awards, prêmio do cinema independente. Perdeu, porém, no Gotham Awards, também voltado para produções independentes.
O longo já acumula alguns prêmios lá fora. No início do mês, faturou a estatueta de melhor filme em língua não inglesa do Los Angeles Critics Association Awards (Lafca) e o de melhor filme internacional pela associação de críticos de Nova York, o New York Film Critics Circle, que também entregou a Wagner Moura o prêmio de melhor ator.
Também foi destaque em veículos de peso como The New York Times e The Hollywood Reporter - este particularmente O Agente Secreto como o melhor filme de 2025. A atuação de Moura na trama tem sido elogiada como uma das melhores da temporada.
Ao todo, o Oscar 2026 revelou uma “shortlist”, ou seja, os pré-indicados de doze categorias: Filme Internacional, Documentário, Documentário em Curta-Metragem, Animação em Curta-Metragem, Curta-Metragem Live-Action, Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora, Canção Original, Som, Efeitos Visuais, Fotografia e Escalação de Elenco (categoria estreante em 2026).
Veja a lista completa das pré-indicações abaixo. A estreia do Oscar ocorre em 15 de março, em Los Angeles:
Estadão Conteúdo
2
3
4
03:14, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Cada cidade construiu uma identidade própria, atraindo turistas e foliões com estilos diferentes, tornando a comparação um debate apaixonado e culturalmente rico.
O show acontece no Classic Hall, que é a maior casa de show da América Latina.
A docusérie, lançada originalmente em 2020, voltou ao Top 10 do catálogo da plataforma e chama atenção tanto por seu conteúdo quanto pelo momento em que sua audiência cresce novamente.
mais notícias
+