Pernambuco, 04 de Maio de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Globo se pronuncia sobre demissões de jornalistas da GloboNews

Os profissionais demitidos da emissora foram os comentaristas e apresentadores: Daniela Lima, Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino.

Isabella Lopes

04 de agosto de 2025 às 14:24   - Atualizado às 14:55

Ex jornalistas da GloboNews.

Ex jornalistas da GloboNews. Fotos: Reprodução/Internet

Nesta segunda-feira, 4 de agosto, a GloboNews se pronunciou oficialmente sobre a saída de três nomes importantes de seu time de comentaristas e apresentadores: Daniela Lima, Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino. Em comunicado divulgado à imprensa, a emissora afirmou que as mudanças fazem parte de um processo contínuo de renovação editorial e agradeceu a contribuição de cada profissional ao longo de suas trajetórias no canal.

“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo”, declarou a nota oficial da emissora.

A declaração ocorreu logo após Daniela Lima anunciar sua saída por meio das redes sociais. Na postagem, a jornalista se despediu do público com gratidão e destacou que deixa o canal de cabeça erguida. Durante sua passagem pela GloboNews, Daniela comandou programas de análise política e participou de coberturas ao vivo de temas relevantes da política nacional.

Mudanças ocorrem em fase de reformulação da emissora

O desligamento de Daniela Lima aconteceu poucos dias depois da confirmação da saída de Eliane Cantanhêde, que permaneceu na GloboNews por 15 anos. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Eliane revelou que decidiu se afastar para diminuir o ritmo de trabalho.

“Tem hora pra tudo. É difícil decidir parar, mas eu vinha amadurecendo a ideia”, contou a jornalista, que conciliava quatro empregos.

Veja Também

Mauro Paulino, por sua vez, ainda não se manifestou publicamente sobre sua saída. Sociólogo e especialista em pesquisas eleitorais, ele ingressou na GloboNews em junho de 2022. Durante seu período no canal, teve papel importante ao explicar ao público o funcionamento das pesquisas e rebater críticas infundadas que surgiram em meio ao processo eleitoral.

Emissora prepara reformulação editorial

A GloboNews confirmou que as recentes saídas fazem parte de uma reestruturação planejada. O canal pretende renovar seu time de apresentadores e comentaristas como parte das ações para modernizar a grade e preparar o terreno para as comemorações de seus 30 anos de existência, que acontecem em 2026.

Nos bastidores, a emissora já trabalha na criação de novos cenários e formatos de programas, além de buscar profissionais com diferentes perfis para compor o novo elenco. A proposta é atualizar a linguagem do canal e reforçar a identidade editorial diante dos desafios impostos pelas transformações no consumo de notícias.

Daniela Lima se despede dos bastidores

Daniela Lima optou por anunciar sua saída antes mesmo do posicionamento da emissora. Em uma mensagem publicada em seu perfil no Instagram, a jornalista se mostrou serena e agradecida.

“Saio de cabeça erguida, como entrei. Com gratidão, com respeito e muito orgulho do trabalho feito”, escreveu.

Reconhecida pelo público por sua agilidade na cobertura de Brasília, Daniela passou a integrar a equipe da GloboNews em 2022. Ela rapidamente conquistou espaço ao liderar debates e entrevistas com grandes nomes da política brasileira. Sua atuação era marcada pelo estilo direto e capacidade de contextualizar os fatos políticos com clareza e equilíbrio.

Trajetória de Mauro Paulino e legado de Cantanhêde

Mauro Paulino, conhecido pelo trabalho à frente do instituto Datafolha, chegou à GloboNews em um momento em que o jornalismo político exigia explicações detalhadas sobre o funcionamento das pesquisas. Ao longo de sua trajetória na TV, se destacou por análises técnicas e embasadas, sempre com foco na leitura de dados eleitorais e sociais.

Eliane Cantanhêde, por sua vez, encerrou um dos vínculos mais longevos da emissora. Com passagens marcantes por programas como Em Ponto e GloboNews Painel, ela se consolidou como uma das principais comentaristas de política do país, com uma carreira que atravessa décadas no jornalismo impresso e televisivo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:55, 04 Mai

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem postada por Vini Jr. para falar reafirmar namoro com Virginia.
Entretenimento

Vini Jr. e Virginia terminaram? Jogador toma atitude após rumores e acaba com a dúvida

Os fãs notaram a ausência da influenciadora nas publicações recentes do atleta e criaram teorias de separação.

Café.
Sabores

Festival Recife Coffee estreia no domingo (3) com degustação gratuita de cafés

O evento reúne, ao todo, 34 estabelecimentos localizados no Recife, em Olinda e em Gravatá, no Agreste e é realizado pela Ascape.

Chico César.
Música

Chico César faz show lançamento neste sábado (2) no Recife; ainda há ingressos

O repertório do novo álbum reúne 16 faixas inéditas, compostas ainda na juventude do músico. As canções ganham agora novos arranjos e interpretações.

mais notícias

+

Newsletter