Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito do Recife cumpriu agenda em São Paulo e discutiu temas como alfabetização e formação continuada de professores com a Fundação Lemann, Instituto Gesto, Instituto Natura e Instituto Península.
05 de fevereiro de 2021 às 17:17
O prefeito João Campos está em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (5), onde se dedica a reuniões com representantes de instituições reconhecidas internacionalmente no âmbito da educação. O objetivo é buscar parcerias com o Terceiro Setor para implantar novos programas na área no Recife. Durante a manhã, os encontros aconteceram na Fundação Lemann, que viabiliza ações nas frentes de educação, gestão pública, e no apoio de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Além da Fundação Lemann, o prefeito debateu com representantes do Instituto Gesto, Instituto Natura e Instituto Península.
"Nós tivemos várias reuniões muito produtivas aqui durante a manhã. Conversamos com a Fundação Lemann, com o Instituto Natura, com o Instituto Península e com o Instituto Gesto. E a gente pode falar sobre parcerias na área de educação. Então, desde planejamento estratégico, pensando na alfabetização, formação docente, entendendo que a educação deve ser uma prioridade de uma sociedade como um todo, então o poder público poder conhecer referências no Brasil e no mundo e tomar a decisão política, de gestão, da busca de resultados na área de educação é algo que deve estar muito além do discurso, mas na prática da gestão, e assim que a gente vai fazer no Recife", comentou o gestor municipal.
Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, a manhã foi extremamente proveitosa porque foram tratados temas estratégicos para a educação da cidade com instituições importantes.
"Tratamos de programas estratégicos para o Recife na área de alfabetização, de formação de professores, de gestão mesmo. Fico muito feliz com esse alinhamento de visões que tivemos com as instituições, com a disposição das instituições de apoiar o projeto do Recife, especialmente acreditando no projeto do prefeito João Campo de fazer a educação do Recife avançar fortemente. Inclusive já saímos com encaminhamentos para consolidar o início desses trabalhos em parceria", adiantou.
No começo do dia, o prefeito solicitou o apoio do programa Formar, do Instituto Gesto e da Fundação Lemann, para elaboração do novo planejamento estratégico da Secretaria de Educação do Recife e apoio na implementação de plano para o ensino híbrido na rede.
"Foi uma ótima reunião, é uma honra receber o secretário Fred e o prefeito João Campos aqui na Fundação Lemann, com outros parceiros como o Instituto Natura e Instituto Península. Muito legal poder ouvir diretamente deles o compromisso político que eles têm para fazer a aprendizagem melhorar em Recife. É uma coisa que nos anima muito, ver lideranças políticas tão comprometidas assim com a aprendizagem. A gente falou de quatro pautas: alfabetização; conectividade; ensino híbrido, nesse momento tão importante pós-pandemia; e também falamos de formação continuada. São pautas que a gente se anima muito de poder apoiar Recife a fazer mudanças nessas frentes. A gente já tem uma boa parceria com Recife e estamos animados de dar sequência e apoiar essa gestão para realmente fazer um grande impacto na vida dos alunos", destacou Camila Pereira, diretora de educação da Fundação Lemann.
A pauta da segunda reunião do dia foi alfabetização. O prefeito discutiu a implementação de novo programa de alfabetização para a capital pernambucana, que teria o apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, além de apoio técnico a secretarias de educação e a suas escolas com foco na aprendizagem e alfabetização na idade certa.
Em seguida, João Campos debateu sobre carreira e formação continuada de professores com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e o Instituto Península. Um dos temas conversados foi o desenvolvimento de uma estratégia permanente de formação para a Escola de Formação de Professores do Recife. O Instituto Península é uma organização social fundada em 2010, que tem como foco a melhoria da qualidade da educação brasileira.
Para a diretora executiva do Instituto Península Heloísa Morel, o encontro mostrou o compromisso da Secretaria, do prefeito e do secretário em relação ao desenvolvimento profissional dos docentes.
"Vejo uma vontade muito grande de investir nesses profissionais para que a gente possa contribuir com a aprendizagem dos alunos. Eu saio daqui muito inspirada e muito otimista de que, sem dúvida, os alunos do Recife vão ter muito apoio desse governo para aprender mais, poder se desenvolver, e para poder alcançar e transformar os seus sonhos em realidade", afirmou ela.
Por fim, com o Instituto Natura, o prefeito discutiu a possibilidade de apoio da organização nas pautas referentes a escolas em Tempo Integral para o Ensino Fundamental no município.
Leia também:"A reunião foi muito importante para a gente perceber o compromisso do prefeito e do secretário com os temas mais importantes da educação como alfabetização, formação continuada e ensino híbrido, e as instituições que participaram estão muito animadas para apoiar a secretaria de Educação e o município do Recife para avançar nos desafios da educação local", disse David Saad, diretor presidente do Instituto Natura.
Da redação do Portal de Prefeitura com informações do Gabinete de Imprensa da PCR.
3
17:45, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Condenado pelo homicídio, ex-goleiro cedeu uma entrevista a um podcast e falou sobre o caso. Ele também falou sobre o relacionamento com o filho.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+