Alguns aliados do atual presidente explicaram que a sugestão nasceu de membros da ONU, durante uma reunião informal e ganhou apoio de parte dos Democratas nos EUA.
07 de março de 2023 às 22:22
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chances reais de ser indicado ao prêmio Nobel da Paz, garantem alguns políticos aliados do petista. A iniciativa, surgiu da comunidade internacional organizada, com apoio de membros da ONU (Organizações das Nações Unidas) como forma de mandar um recado para a extrema-direita e para radicais que estão investindo em desinformação.
Alguns aliados do atual presidente explicaram que a sugestão nasceu de membros da ONU, durante uma reunião informal e ganhou apoio de parte dos Democratas nos EUA. Segundo o núcleo duro do PT, o próprio presidente dos EUA, Joe Biden, teria sido simpático à ideia. VEJA MAIS: >> Não foi Greta, nem Raoni, muito menos Lula, etíope recebe Prêmio Nobel da Paz de 2019
Na comunidade internacional, há membros da Europa que também manifestaram apoio a iniciativa de indicar Lula. O presidente da França estaria encabeçando a iniciativa e buscando suporte da União Europeia e do Reino Unido a fim de fortalecer uma possível candidatura.
"As rápidas decisões de Lula em favor da Amazônia e a defesa incondicional e urgente para salvar os yanomamis colocaram o presidente como potencial indicado ao Nobel da Paz", lembra um membro da cúpula do Governo. A verdade é que por mais favorito que seja a garantir uma indicação ao prêmio Nobel, mesmo os mais otimistas acham que Lula não conseguirá vencer a premiação. "A comunidade está pendendo para nomes emergentes que tentam salvar o meio ambiente", revela uma fonte à coluna sem citar de quem se trata. Ainda que não vença, ter a indicação garantida seria um marco para o novo governo de Lula.
1
2
17:59, 20 Set
28
°c
Fonte: OpenWeather
A Prova de Vida é um procedimento anual cujo objetivo é identificar se o titular do benefício previdenciário ou assistencial continua vivo para garantir a manutenção de pagamentos.
Os competidores são de 13 estados brasileiros e de outros três países que encaram um percurso de 300 milhas náuticas.
O banqueiro está preso desde 4 de março, no 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, conhecido como Papudinha
mais notícias
+