Premiação

Não foi Greta, nem Raoni, muito menos Lula, etíope recebe Prêmio Nobel da Paz de 2019

Foto: Montagem/ Portal de Prefeitura

O Prêmio Nobel da Paz é considerado o prêmio político de maior prestígio no mundo e consiste em 9 milhões de coroas suecas (cerca de 3,7 milhões reais). No ano passado, o médico congolês, Denis Mukwege, e a ativista iraquiana de direitos humanos, Nadia Murad, receberam o Prêmio Nobel por sua luta contra a violência sexual como arma de guerra.

Ao contrário dos outros prêmios Nobel, o Prêmio Nobel da Paz não é concedido em Estocolmo, mas em Oslo. Lá, ele será apresentado em 10 de dezembro, no aniversário de Alfred Nobel, iniciador do prêmio. A eleição é da responsabilidade de um júri nomeado pelo Parlamento norueguês.

Ganhador do Prêmio

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, conseguiu no ano passado, não foi apenas especial, mas também muito corajoso. Ele sobreviveu a uma tentativa de golpe e a uma granada de mão lançada contra ele. Ele também pôs fim à inimizade debilitante entre a Etiópia e a Eritreia, dois países que por 20 anos vivem em conflitos e guerras.

Abiy Ahmed quebrou esse relacionamento negativo. Em nome da Etiópia, o primeiro-ministro desistiu de reivindicações controversas de território e viajou pessoalmente à Eritreia para selar uma nova amizade com o presidente Isayas Afwerki. Ambos os países se beneficiaram. Ele salvou vidas humanas em constantes conflitos fronteiriços e uma enorme quantidade de dinheiro que poderia ser gasta no desenvolvimento econômico, e não na defesa.

Confira matéria completa em Conexão Politica