Pernambuco, 12 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

PL aprovado de Alessandra Vieira visa garantir transparência sobre dados de feminicídio em Pernambuco

A proposta visa também promover a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos, bem como aqueles que acolhem as sobreviventes e seus familiares.

13 de maio de 2021 às 14:11

A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o PL de nº 2028/2021 para criar o Programa de Registro de Feminicídio de Pernambuco, com o objetivo de coletar, ordenar e analisar dados sobre esse tipo de crime. A proposta visa também promover a integração entre os órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos, bem como aqueles que acolhem as sobreviventes e seus familiares. A deputada Alessandra Vieira (PSDB) é autora da matéria.

"Um programa reunindo dados, experiências, iniciativas e produzindo análises consolidadas se faz fundamental para que mulheres tenham pleno direito a viver uma vida livre de violência, mal intolerável que o Estado tem o dever de combater", assinala Alessandra.

Para efetivar a ação, será instituído um Observatório do Feminicídio, formado por representantes do setor público e da sociedade civil, além de pesquisadores. Essa entidade vai produzir conhecimento sobre o tema e monitorar a evolução das ocorrências, assim como estimular a participação popular na criação de políticas públicas. Na justificativa, a parlamentar indica que a violência contra a mulher expõe números cada vez mais assustadores. Ela salienta o agravamento do problema durante a pandemia do novo coronavírus, quando muitas mulheres sofreram agressões ou foram mortas porque ficaram confinadas em casa com seus agressores. O texto segue para a análise e aprovação das comissões de Administração Pública, Educação e Cultura, Saúde e Assistência, Ciência e Tecnologia, Cidadania, Segurança Pública, Defesa dos Direitos da Mulheres. Leia mais: >>> Deputado Clodoaldo Magalhães recebe vereador Léo do Ar que foi eleito recentemente presidente da UVP

PL que regulamenta igrejas como serviço essencial

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira, 10 de maio, o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 1094/2020, que garante a realização de atividades religiosas durante a situação de calamidade pública instalada no Estado, em razão do novo coronavírus. A lei prevê a observação dos protocolos sanitários estabelecidos. O Portal de Prefeitura trouxe com exclusividade no último sábado, 8 de maio, a decisão de Paulo Câmara em tornar igrejas e templos religiosos como serviço essencial no Estado.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

08:20, 12 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Ex-assessor Tagliaferro e Alexandre de Moraes.
Contestação

Ex-assessor de Moraes irá questionar com uma ação inquéritos abertos pelos ministros do STF

Segundo o advogado de Tagliaferro, ele pretende argumentar na petição, que as investigações deveriam ser instauradas pelo ministro-presidente e, na sequência, sorteadas para relatoria entre os membros da corte.

Presidente Lula e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Declaração

Lula: "Eu nunca consegui compreender por que o Haddad não foi reeleito como prefeito de São Paulo"

As falas do presidente foram feitas no segundo comício do candidato do PSOL, Guilherme Boulos, de que participou neste sábado, 24 de agosto.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal.
Fala

Haddad sobre Marçal: 'sujeito que quer teleférico e é mau caráter que tenta se passar por louco'

O ministro da Fazenda fez está declaração no comício de campanha de Guilherme Boulos, onde também comentou sobre os demais adversários do candidato do PSOL, dizendo que "a concorrência está muito fraca".

mais notícias

+