Eclipse solar. Foto: Reprodução/Internet
No dia 2 de agosto de 2027, a Terra será palco de um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes deste século: um eclipse solar total que promete entrar para a história. Com duração máxima prevista de 6 minutos e 23 segundos, esse eclipse será o mais longo visível no planeta entre os anos de 1991 e 2114.
O ápice do fenômeno vai ocorrer próximo à cidade de Luxor, no Egito, onde o céu escurecerá por mais de seis minutos em plena luz do dia. A previsão chama a atenção de astrônomos e observadores do mundo inteiro por causa das condições únicas que permitirão essa longa duração da fase total do eclipse.
A duração excepcional do eclipse solar total de 2027 se deve a uma combinação rara de três fatores astronômicos: a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra (o chamado perigeu), a Terra estará em seu ponto mais distante do Sol (o afélio), e a sombra da Lua passará próximo ao equador terrestre.
Esse alinhamento cria as condições ideais para que a sombra lunar permaneça por mais tempo projetada sobre a superfície do planeta. Essa combinação não se repete com frequência. Por isso, os cientistas afirmam que um eclipse com duração semelhante só voltará a ocorrer depois do ano de 2114.
O eclipse solar total será visível em diferentes partes do mundo. A faixa de totalidade, região onde o eclipse será completo, vai atravessar trechos da Europa, do norte da África e do Oriente Médio. Pessoas que estiverem nessas regiões poderão testemunhar o escurecimento completo do céu durante o dia, um espetáculo visual raro e marcante.
Entre os locais com melhor visibilidade, destacam-se a Espanha, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Arábia Saudita, Iêmen e Omã. No Egito, especificamente em Luxor, os observadores terão a chance de vivenciar o eclipse em sua forma mais impressionante, com a totalidade chegando ao limite máximo previsto.
3
05:16, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
Sorteio realizado em São Paulo não teve ganhador na faixa principal e distribuiu valores para 5 e 4 acertos.
mais notícias
+