Eclipse solar. Foto: Reprodução/ Internet
O mundo se prepara para um espetáculo raro e impressionante no céu: o maior eclipse solar do século XXI, previsto para o dia 2 de agosto de 2027. O fenômeno, segundo informações da Nasa, promete mais de seis minutos de total escuridão, marcando um dos eventos astronômicos mais esperados das próximas décadas.
A fase de totalidade, momento em que a Lua cobre completamente o Sol, será visível em uma estreita faixa que atravessará dez países: Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Arábia Saudita, Iêmen e Somália, conforme dados do portal especializado Eclipse Wise.
Enquanto regiões da Europa, África e sul da Ásia poderão acompanhar o fenômeno de forma parcial, apenas quem estiver dentro dessa faixa de sombra observará o eclipse total,quando o dia se transforma em noite por alguns minutos.
De acordo com o site Space, o evento está sendo chamado de “o eclipse do século” pela sua duração excepcional. A totalidade, fase em que o Sol fica completamente encoberto,chegará a 6 minutos e 22 segundos, o maior tempo registrado sobre terra firme em todo o século XXI.
Para comparação, o eclipse solar total de 8 de abril de 2024, que cruzou o México, Estados Unidos e Canadá, durou 4 minutos e 28 segundos. Ainda assim, o fenômeno de 2027 ultrapassará esse tempo, oferecendo condições ideais para observadores, astrônomos e pesquisadores.
A faixa de totalidade do eclipse terá 258 quilômetros de largura e se estenderá por mais de 15 mil quilômetros sobre a superfície da Terra, cobrindo uma área aproximada de 2,5 milhões de km². O fenômeno será ainda mais intenso porque a Lua estará em seu ponto mais próximo do planeta, conhecido como perigeu, o que ampliará o escurecimento.
A Nasa explica que o eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra que bloqueia, total ou parcialmente, a luz solar. Esse alinhamento acontece apenas durante períodos específicos do ano, chamados de temporadas de eclipses.
Quando o eclipse é total, o céu escurece de maneira semelhante ao crepúsculo, e o fenômeno pode ser observado a olho nu apenas com proteção adequada, como óculos com filtro solar certificado.
3
4
21:50, 12 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Tribunal entende que laboratório não teve responsabilidade pelo procedimento médico realizado após resultado positivo no teste de gravidez.
Com motor de dois tempos e baixo consumo, o modelo inaugurou a fábrica de Guarulhos e revolucionou a mobilidade nacional.
Os fanáticos pediram mais entrega dos atletas e usaram uma referência direta ao atacante Neymar, do Santos, que pode fazer sua estreia em 2026 no confronto.
mais notícias
+