O nome surgiu em 1940, pois, dois anos antes, em 1938, na Copa do Mundo, o ex-jogador brilhou nos campos e foi apelidado de "Diamante Negro" pela imprensa francesa.
Chocolate foi inspirada em Leônidas. Fotos: Divulgação e Acervo CBF
Um dos chocolates mais queridos e famosos do Brasil, o 'Diamante Negro' foi inspirado diretamente no atleta Leônidas da Silva, que disputou e foi artilheiro da Copa do Mundo de 1938. Na época, o atleta foi apelidado, justamente, de Diamante Negro, por jornais franceses. Assim, a Lacta mudou o nome do doce em 1940 para o atual.
O chocolate foi lançada em 1932, pela Lacta, com outro nome, porém, seis anos anos depois, em 1938, a Seleção Brasileira disputou a Copa do Mundo.
Apesar de ficar na terceira colocação, o Brasil teve um destaque. Leônidas da Silva, foi artilheiro da edição com sete gols e foi considerado o tericeiro melhor jogador da competição.
Suas atuações renderam um apelido de "Diamant Noir", em português Diamante Negro, por um jornal francês.
Sendo assim, dois anos depois, a empresa de chocolate aproveitou o sucesso e também utilizou o nome.
Para utilizar o apelido, a Lacta pagou três mil réis a Leônidas da Silva.
Inclusive, uma das primeiras embalagens é estampada com uma imagem do jogador sorrindo.
Além de dar nome ao chocolate, Leônidas da Silva também foi o inventor da "bicicleta" no futebol brasileira. Anteriormente, o movimento já tinha sido feito. Quem inventou o lance plástico foi o chileno Ramón Unzaga.
Nos dias atuais, o gol de bicicleta é um dos mais bonitos do futebol. Sendo feito por Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, Messi e Suárez.
Leônidas iniciou sua carreira jogando pelo Syrio e Libanez, entre os anos de 1929 e 1930. Logo após foi para o Bonsucesso, onde se destacou. Foram 55 gols em 51 jogos.
Por mais, passou por: Penãrol, Vasco da Gama, SC Brasil, Botafogo e chegou no auge pelo Flamengo, onde fez 153 gols em 149 jogos e no São Paulo, com 144 bolas na rede em 212 partidas.
Pela Seleção Brasileira, foram 38 jogos e 38 gols.
Ele conquistou títulos
3
4
10:13, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+