Atriz australiana e seu filho. Foto: Reprodução
A atriz australiana Clare McCan iniciou uma campanha de financiamento coletivo para tentar preservar criogenicamente o corpo do filho, de 13 anos, com a esperança de uma possível reanimação no futuro. Ela busca arrecadar 300 mil dólares australianos — pouco mais de R$ 1 milhão — nos sete dias após a morte do garoto, que ocorreu no último fim de semana.
Segundo McCan, o adolescente morreu por suicídio após sofrer bullying na escola. Ela divulgou a iniciativa em uma publicação nas redes sociais:
"Parte meu coração de uma forma que palavras não conseguem expressar dizer que, em um momento de dor insuportável, Atreyu tirou a própria vida. Isso não foi culpa dele. Ele foi abandonado pelo sistema educacional, enquanto sofria uma quantidade horrenda de bullying."
"Agora, humildemente, peço a sua ajuda para preservar a memória da vida dele e me ajudar a lutar contra essa avalanche desumana de suicídios infantis causados por bullying não combatido por escolas e professores."
A criogenia — ou criopreservação pós-morte — consiste em resfriar o corpo humano (ou apenas o cérebro) a temperaturas extremamente baixas logo após a morte clínica. Embora algumas pessoas já tenham investido nesse processo, a ciência atual ainda não oferece tecnologia capaz de reanimar um corpo criopreservado.
"Só temos mais uma chance de preservar criogenicamente o corpo dele nos próximos sete dias. Se perdermos essa janela, perdemos também a chance de qualquer possível reanimação futura que a ciência possa oferecer."
Até a última atualização desta nota, a campanha havia alcançado apenas 2% da meta.
Clare McCan atuou em curtas como The Cellar, Second Hand e Pig Boy, além de longas como Just One More Day e Head Above Water.
Pessoas que enfrentam sofrimento emocional ou pensamentos suicidas podem contar com diferentes formas de acolhimento gratuito no Brasil.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece escuta emocional pelo número 188, que funciona em todo o território nacional, 24 horas por dia, de forma anônima e gratuita.
Outro recurso é o site Mapa da Saúde Mental, que reúne serviços de acolhimento psicológico gratuitos ou de baixo custo em todo o país, facilitando o acesso a profissionais e instituições próximas da residência do usuário.
O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece apoio por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam acolhimento presencial, sem necessidade de agendamento prévio. Além disso, os postos de saúde (unidades de atenção básica) podem prestar atendimento inicial com profissionais de enfermagem e orientar sobre encaminhamentos.
Diversas instituições sem fins lucrativos também atuam no suporte emocional e na prevenção ao suicídio. Veja algumas delas:
2
23:23, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
No jogo de ida da semifinal da Copa do Rey, os Colchoneros venceram por 4 a 0 com um show dos comandados por Cholo Simeone.
Potência explosiva, motor de dois tempos e uma relação peso-potência desafiadora definiram a soberania da RD no asfalto brasileiro.
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
mais notícias
+