Alimentos ultraprocessados - Foto produzida por IA
Manter o coração saudável depende muito das escolhas alimentares diárias. Segundo o cardiologista Dr. Sérgio Francisco, alguns alimentos, embora pareçam inofensivos, podem agravar doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares. Para ajudar você a proteger seu coração, ele listou os 11 piores alimentos para a saúde cardíaca, em ordem decrescente.
11º – Tonsinho frito
O atum frito oxida os lipídios e piora o perfil do colesterol LDL. Além disso, 100 gramas chegam a quase 700 calorias — comparadas a 230 de 100g de picanha.
10º – Nuggets
Ultraprocessados, contêm gordura oxidada, farinha refinada e pouca proteína de qualidade.
9º – Embutidos
Salsicha, linguiça, mortadela e similares têm sal, gordura e nitritos que aumentam risco de câncer e obesidade.
8º – Bebida alcoólica
Mesmo consumida socialmente, eleva a pressão arterial, prejudica o metabolismo e aumenta risco de câncer. Não existe dose segura.
7º – Miojo
Macarrão instantâneo frito com excesso de sódio e glutamato monossódico. Apesar da praticidade, pode causar crises de pressão alta.
6º – Sorvete industrializado
Repleto de açúcar e gordura saturada, aumenta inflamação e resistência à insulina.
5º – Cremes de avelã (Nutella e similares)
Aparentam ser saudáveis, mas contêm gordura refinada e açúcar em excesso.
4º – Biscoitos recheados
Combinação perigosa de açúcar, gordura hidrogenada e farinha refinada, especialmente presente na rotina de crianças e adolescentes.
3º – Refrigerantes
Açúcar líquido com aditivos químicos gera picos de glicose e inflamação no corpo.
2º – Suco de caixinha
Vendido como natural, é praticamente açúcar com aroma de fruta, enganando famílias e crianças.
1º – Açúcar
O maior vilão do coração. Consumido em excesso, causa obesidade, inflamação e doenças cardiovasculares.
Dica do Dr. Sérgio Francisco: Reduza ultraprocessados, bebidas açucaradas e alimentos industrializados. Prefira frutas, verduras, legumes e proteínas naturais para manter seu coração protegido e saudável.
Seguindo essas orientações, é possível prevenir doenças, controlar o peso e viver melhor, sem abrir mão do prazer de comer. Compartilhe esta lista e ajude quem você ama a cuidar do coração também.
O conteúdo foi elaborado com base nas orientações do cardiologista Dr. Sérgio Francisco dos Santos Júnior, especialista em cirurgia cardiovascular e criador do projeto Café com Cardio®. Com mais de 10 anos de experiência na área, Dr. Sérgio Francisco alia prática clínica de alta complexidade à educação em saúde, alertando sobre hábitos que impactam diretamente o coração e promovendo prevenção de doenças cardiovasculares por meio de informações acessíveis e confiáveis.
3
09:14, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O fato ganhou destaque em relatos históricos e passou a aparecer com frequência quando se tenta explicar a origem do medo coletivo ligado à data.
A leitura sugere menos impulsividade e mais planejamento, com destaque para conversas diretas e busca por estabilidade emocional.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+