Momento em que turista morre e IML, no Recife. Fotos: Reprodução e Bruno Vila Nova/Portal de Prefeitura. Arte: Portal de Prefeitura
Rafael Ventura Martins, o turista de 32 anos assassinado após uma discussão em um restaurante na praia de Porto de Galinhas, no domingo, 4 de janeiro, possuía passagens pelo Sistema Prisional de São Paulo. A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) investiga o caso como homicídio consumado.
Natural da capital paulista, o homem estava visitando o Estado pernambucano há, ao menos, uma semana e deixou dois filhos, um de 12 anos e outro de 9.
Segundo apuração do Diario de Pernambuco, Rafael foi condenado a 1 ano, 5 meses e 23 dias de reclusão pelo crime de estelionato em regime aberto.
Informações em sites do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) constam que o turista teve a pena substituída por sanções restritivas e, com isso, prestou 538 horas de serviços à comunidade em uma unidade escolar de São Paulo.
Por meio de uma decisão assinada no dia 24 de outubro de 2025, Andréia Moruzzi, juíza federal, declarou a punibilidade de Rafael extinta. A magistrada diz que ele cumpriu as penas restritivas integralmente e pagou 43 dias-multa. A partir disto, o processo foi arquivado.
Da redação do Portal com informações do Diario de Pernambuco.
Um turista de 32 anos foi morto a tiros na noite do domingo, 4 de janeiro, dentro de um restaurante localizado em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
Segundo informações preliminares, o homicídio teria sido motivado por um desentendimento entre a vítima e outro homem, que se apresentou como policial e estava armado. Após a discussão, o suspeito deixou o local e retornou momentos depois, quando efetuou os disparos.
Imagens feitas por testemunhas mostram pessoas tentando prestar socorro, realizando manobras de massagem cardíaca na tentativa de reanimar a vítima. Apesar do esforço, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no estabelecimento. Um dos disparos atingiu a região da cabeça.
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o caso foi registrado como homicídio consumado. Um inquérito policial foi instaurado para esclarecer a motivação do crime e identificar o autor dos disparos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu o chamado por volta das 23h47 e confirmou o óbito antes da chegada das equipes.
3
13:54, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo equipes de patrulhamento, a dupla de turistas, pai e filho, perceberam o golpe depois de realizar o pagamento em uma máquina de cartão de crédito.
Os disparos foram registrados em um apartamento do complexo residencial estudantil Hugine Suites, localizado dentro do campus.
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
mais notícias
+