Pessoas aguardando Metrô do Recife. Foto: TV Globo/Reprodução
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO-PE) emitiu um comunicado alertando para uma possível paralisação do Metrô do Recife no próximo sábado, 14 de fevereiro, dia que ocorre o Galo da Madrugada. As ações serão tomadas caso a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não apresente um planejamento seguro e detalhado para a operação do sistema, diz o informe.
De acordo com o sindicato, houve uma reunião entre a direção da entidade e os gestores da empresa solicitando um plano completo de funcionamento e segurança para o dia de carnaval [sábado]. Segundo o alerta, a CBTU se comprometeu a apresentar o planejamento até esta terça (10).
“Nossa prioridade é preservar vidas. Queremos que a população possa aproveitar o Galo da Madrugada com segurança”, disse o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.
Após o documento ser entregue, a direção informou que fará uma análise criteriosa do ofício. Na quarta (11), uma assembleia com a categoria será feita para discutir o planejamento apresentado. Caso o conteúdo não atenda as exigências de segurança defendidas, a categoria poderá deliberar pela paralisação das atividades no dia em questão.
Veja comunicado abaixo
"O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SINDMETRO-PE) alerta que poderá haver paralisação do Metrô do Recife no sábado de Carnaval, 14 de fevereiro, dia do Galo da Madrugada, caso a CBTU não apresente um planejamento seguro e detalhado para a operação do sistema.
A direção do SINDMETRO-PE se reuniu com a gestão da empresa e solicitou oficialmente um plano completo de funcionamento e segurança para o sábado de Carnaval, período marcado por um grande aumento no fluxo de passageiros. A empresa se comprometeu a apresentar esse planejamento até esta terça-feira (10).
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destaca a preocupação da direção do sindicato e da categoria com a segurança dos foliões que pretendem utilizar o metrô durante o Carnaval.
“Nossa prioridade é preservar vidas. Queremos que a população possa aproveitar o Galo da Madrugada com segurança”, afirma.
O sindicato alerta que, até o momento, a empresa e o governo federal vêm adotando medidas mínimas, consideradas insuficientes para evitar a ocorrência de um grave acidente no sistema metroviário, que já enfrenta sérios problemas estruturais e operacionais.
O planejamento a ser apresentado precisa detalhar como será garantido o funcionamento do metrô, incluindo condições de segurança, manutenção, quantidade de trens em operação e dimensionamento das equipes de trabalho. Após a entrega do documento, a direção do SINDMETRO-PE fará uma análise criteriosa do conteúdo.
Na quarta-feira (11), às 18h, o sindicato realizará uma grande assembleia com a categoria, no auditório da sede do SINDMETRO-PE, para discutir o planejamento apresentado. Caso as informações não atendam às exigências de segurança defendidas pela direção e pelos trabalhadores, a categoria poderá deliberar pela paralisação das atividades no sábado de Carnaval.
O SINDMETRO-PE reforça que a mobilização da categoria já está em curso e destaca que qualquer decisão será tomada de forma coletiva e responsável, sempre priorizando a segurança dos trabalhadores e da população usuária do metrô.
A população será informada sobre os desdobramentos após a assembleia".
3
4
12:02, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.
Exu um dos fundamentais orixás no Candomblé e na cultura Iorubá, e o momento foi referenciado à abertura de caminhos nas religiões de matriz africana.
Horas antes de atirar nos filhos de 12 e 8 anos e tirar a própria vida, Thales Machado publicou uma carta mencionando uma suposta traição cometida pela esposa.
mais notícias
+