Pastor aplicava golpes. Arte: Portal de Prefeitura
Policiais civis da 57ª DP (Nilópolis) estouraram, na última quarta-feira, 8 de outubro, um call center que aplicava golpes em fiéis e prenderam 35 envolvidos, incluindo um pastor. O local funcionava em Nilópolis, Baixada Fluminense, onde o grupo foi flagrado enganando as vítimas.
Após trabalhos de inteligência e monitoramento da unidade, agentes identificaram o estabelecimento que usava a religião para obter vantagem das vítimas.
Segundo investigações, o modus operandi do grupo criminoso consistia em entrar em contato com as vítimas e oferecer orações em troca de dinheiro.
A abordagem dos funcionários era previamente definida e todos os atendentes possuíam um roteiro que deveria ser lido na hora da ligação.
Depois de serem ludibriadas para aceitarem as orações, as vítimas realizavam transferência de dinheiro por meio de pix ou boleto bancário, cuja destinatária era a esposa do pastor que estava envolvido no crime. Os valores eram em média de R$ 50.
Após o pagamento, as orações eram produzidas pelos atendentes por meio de inteligência artificial e adaptadas de acordo com a necessidade relatada pelas vítimas.
O local funcionava com uma verdadeira empresa, todos os funcionários tinham uma meta de ligações a serem feitas e de lucro a serem subtraídos.
Até o momento, estima-se que os golpistas tenham arrecadado R$ 3 milhões por ano.
Diante dos fatos, policiais da unidade realizaram, nesta quarta, uma ação no endereço e prenderam os envolvidos nos golpes por associação criminosa.
A investigação continua para identificar os demais administradores do esquema e beneficiários.
3
05:17, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+