Pernambuco, 28 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia realiza operação contra fraude em concurso público em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco

A investigação identificou um esquema que utilizava pessoas para realizar provas no lugar dos candidatos inscritos. O grupo atuava por meio da contratação de indivíduos conhecidos como "pilotos".

Isabella Lopes

18 de março de 2026 às 15:02   - Atualizado às 15:12

Fraude em Concurso Público.

Fraude em Concurso Público. Foto: Divulgação/Polícia Civil do Tocantins.

A Polícia Civil do Tocantins deflagrou, nesta quarta-feira, 18 de março, a Operação Última Etapa para apurar um esquema de fraude em concurso público. A investigação aponta atuação de uma organização criminosa em quatro estados, incluindo Pernambuco, além do Distrito Federal.

A ação contou com apoio das Polícias Civil e Militar de Pernambuco. As equipes cumpriram mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva no município de Serra Talhada, no Sertão do estado. As forças de segurança também realizaram diligências nos estados da Paraíba, Pará e Goiás, além do Distrito Federal.

O delegado Afonso Lyra, diretor da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado do Tocantins (Dracco-TO), acompanhou a operação em Pernambuco. Ele apresentou detalhes sobre o funcionamento do grupo investigado.

Sobre o esquema 

A investigação identificou um esquema que utilizava pessoas para realizar provas no lugar dos candidatos inscritos. O grupo atuava por meio da contratação de indivíduos conhecidos como “pilotos”.

Essas pessoas faziam as provas em nome dos candidatos originais, que realizavam pagamento pelo serviço. Segundo a Polícia Civil do Tocantins, cinco candidatos aparecem entre os alvos de mandados de prisão por suspeita de contratar o esquema. Outros três investigados são apontados como integrantes da organização que executavam as provas no lugar dos candidatos.

Veja Também

Perfis dos investigados

Entre os suspeitos, há um agente socioeducativo que atua no Distrito Federal. A investigação também identificou um policial rodoviário federal lotado em Marabá, no Pará. Outro investigado é um ex-policial militar da Paraíba, que foi excluído da corporação por envolvimento em outros crimes.

Investigação teve início após identificação de irregularidades A apuração começou após a Polícia Militar do Tocantins identificar indícios de irregularidades em um concurso público. A Comissão Organizadora do concurso e a Corregedoria da PM/TO compartilharam as informações com a Polícia Civil. A partir disso, as forças de segurança passaram a atuar de forma integrada, com troca de dados e análises técnicas para aprofundar as investigações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:30, 28 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Carteira de trabalho.
Trabalho

Sedepe oferece quase 800 vagas de emprego nesta quarta (29) em Pernambuco; veja oportunidades

Os salários variam conforme o cargo e podem chegar a R$ 8 mil. Também há vagas que não exigem experiência prévia.

Alagamentos em João Pessoa.
Tempo

Fortes chuvas em João Pessoa e Campina Gande causam alagamentos em vários pontos nesta terça (28)

Em 12 horas choveu mais de 140 milímetros na capital e a Rainha da Borborema registrou alagamentos em vários bairros.

Homem morre eletrocutado no Recife.
Acidente

No Recife, trabalhador morre após ser eletrocutado e cair de altura de oito metros

Adriano estava manuseando uma marreta quando acidentalmente a ferramenta tocou um fio da rede elétrica que passa próximo ao prédio.

mais notícias

+

Newsletter