Pernambuco, 03 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

PF investigará empresas que não repassam redução na gasolina, diesel e gás de cozinha

O pedido para a PF investigar, veio da AGU. O Cade também fará parte da averiguação nas denúncias.

Gabriel Alves

03 de julho de 2025 às 16:58   - Atualizado às 16:59

PF vai investigar empresas que não repassam redução de combustíveis.

PF vai investigar empresas que não repassam redução de combustíveis. Fotos: Reprodução e Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu nesta quinta-feira, 3 de julho, que a Polícia Federal (PF) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) investiguem denúncias sobre práticas anticoncorrenciais nos preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também foi acionada.

Na manifestação enviada aos órgãos, o Governo Federal cita indícios de que distribuidores e revendedores não repassaram aos consumidores as reduções de preços praticados pelas refinarias entre julho de 2024 e junho de 2025. 

A partir de análise de informações obtidas pelo Ministério de Minas e Energia, o governo sustenta que a redução de preços não foi repassada totalmente aos consumidores após ser anunciada pela Petrobras.

Conforme o levantamento, distribuidores e revendedores reduziram parcialmente seus preços, oferecendo "renda adicional" às empresas e causando prejuízo aos clientes dos postos.

"Na hipótese em que o reajuste da refinaria representa aumento de preços, os distribuidores e revendedores repassaram integralmente o valor reajustado e, em geral, em uma proporção maior do que o valor reajustado pela refinaria, em detrimento dos consumidores", argumenta a AGU.

Veja Também

Governo pressiona queda dos combustíveis

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com a direção da Petrobras em abril para apresentar cálculos que, segundo ele, comprovam a viabilidade de uma nova redução no preço dos combustíveis, segundo informações da CNN Brasil.

A iniciativa tem como foco principal o diesel, com potencial impacto na inflação e no custo dos alimentos.

De acordo com interlocutores do governo, Silveira tem argumentado que a queda recente nas cotações internacionais do petróleo, aliada ao aumento da oferta global, abre espaço para cortes adicionais nos preços praticados pela estatal.

O ministro reconhece que não pode interferir diretamente nas decisões da Petrobras, mas tenta sensibilizar a cúpula da empresa por meio do diálogo.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:14, 03 Abr

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Thiago Medina e Tabata Amaral
Desafio

Vereador Thiago Medina desafia Tabata sobre voos de Alexandre de Moraes em jatinhos de Vorcaro

Em vídeo nas redes sociais, parlamentar recifense acusa deputada de "hipocrisia" e questiona silêncio sobre elos de convidados de seu casamento com o pivô do Escândalo do Banco Master.

Cresce o número de católicos no mundo, apontam estatísticas da Igreja
Cristianismo

Marco Histórico: Igreja Católica ultrapassa 1,4 bilhão de fiéis no mundo e muda eixo de crescimento

Dados do Anuário Estatístico do Vaticano confirmam expansão impulsionada por África e Ásia; Europa registra estagnação no número de católicos.

Coronel Tibério, oficial da reserva e ex-comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE)
ALEPE

Ex-comandante da PMPE, Coronel Tibério oficializa pré-candidatura a deputado estadual pelo Novo

Oficial da reserva aposta na experiência em gestão de segurança pública e na articulação de unidades operacionais no interior para disputar vaga na Alepe.

mais notícias

+

Newsletter