Gerson, jovem conhecido como "Vaqueirinho", e momento antes dele ser morto. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O rapaz de 19 anos, Gerson de Melo Machado, possuía diversas passagens pela polícia e morreu na manhã do domingo, 30 de novembro, depois de invadir a jaula de uma leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, na Paraíba. Conhecido como “Vaqueirinho”, ele acumulava mais de dez registros por diferentes ocorrências e havia sido detido duas vezes na mesma semana, primeiro por vandalizar caixas eletrônicos e, horas depois, por apedrejar uma viatura. Em ambas as situações, acabou liberado após assinar Termo Circunstanciado.
De acordo com a delegada Josenice de Andrade Francisco, que investiga o caso, o jovem acumulava 16 passagens, principalmente por dano e pequenos furtos.
Segundo as primeiras informações levantadas pelas forças de segurança, o homem ultrapassou a barreira de contenção que protege o setor dos animais. Ao entrar na área restrita, foi imediatamente atacado pela leoa.
A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar foram acionadas e rapidamente isolaram o local. O parque suspendeu a visitação após o incidente, enquanto equipes investigam de que maneira o invasor conseguiu alcançar uma região de acesso totalmente proibido ao público.
Nota da prefeitura
“A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto.
Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.
Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.
A Prefeitura se solidariza com a família da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável”.
Nota do zoológico
“O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) lamenta profundamente o ocorrido na manhã deste domingo (30), quando um homem invadiu deliberadamente o recinto da leoa, vindo a óbito. Trata-se de um episódio extremamente triste para todos, e manifestamos nossa solidariedade e sentimentos à família e aos amigos do homem, ainda não identificado.
Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado, seguindo todos os protocolos de segurança. As equipes acionaram as autoridades competentes e prestaram o suporte necessário para o atendimento e o trabalho da perícia.
Informamos que a Bica permanecerá fechada para visitação até a conclusão das investigações e dos procedimentos oficiais, prezando pela transparência e pelo compromisso com a segurança de nossos visitantes, colaboradores e animais.
Reforçamos que o parque segue normas técnicas e padrões de segurança rigorosos, e estamos colaborando integralmente com todos os órgãos responsáveis para o esclarecimento dos fatos”.
O jovem tinha transtornos mentais e era acompanhado. A conselheira tutelar, Verônica Oliveira, acompanhou Gerson por anos. Veja nota abaixo.
“Foram oito anos acompanhando você, lutando e brigando para garantir seus direitos. Quando entrou na minha sala pela primeira vez, tinha apenas 10 anos. Eu e a conselheira Patrícia Falcão recebemos você das mãos da PRF, encontrado sozinho na BR. Desde então, toda a Rede de Proteção me procurava sempre que algo acontecia com você”, comentou.
3
08:26, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O valor mínimo do Bolsa Família corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 690,01.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
mais notícias
+