Galo da Madrugada de 2025 e ônibus do Grande Recife. Fotos: Wiu Rabbit/PCR e Rafael Fernandes/Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura
Diversas linhas de ônibus que atendem o Centro do Recife terão alterações temporárias nos itinerários e nos pontos de embarque e desembarque em razão da montagem do Camarote Oficial do Galo da Madrugada. As mudanças começam após a interdição de vias programada para esta terça-feira, 20 de janeiro.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), a intervenção ocorrerá na pista Leste da Avenida Dantas Barreto, no trecho compreendido entre a Praça da Independência e a Avenida Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
O fechamento será realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e afetará linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).
Com a interdição, os coletivos deixarão de circular pela Avenida Dantas Barreto e passarão a utilizar a Rua do Imperador, onde serão implantadas paradas provisórias para atender os passageiros durante o período de montagem da estrutura do camarote.
As seguintes linhas deixarão de acessar temporariamente a pista Leste da Avenida Dantas Barreto:
O novo trajeto adotado pelos ônibus seguirá pela Avenida Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol e Praça da República, com conversão à direita na Rua do Imperador, retomando o percurso habitual pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros, nos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José.
Com a alteração do itinerário, o CTM definiu paradas provisórias na Rua do Imperador, organizadas conforme as linhas atendidas.
A Parada 01, localizada em frente à Igreja de São Francisco, no lado oposto ao Santander, atenderá as linhas 513 (Córrego da Areia), 612 (Morro da Conceição – Cruz Cabugá), 621 (Alto Treze de Maio – Príncipe), 622 (Vasco da Gama – Cruz Cabugá), 642 (Guabiraba – Córrego do Jenipapo), 711 (Alto do Pascoal), 722 (Campina do Barreto), 723 (Cajueiro), 724 (Chão de Estrelas) e 746 (Alto do Capitão).
A Parada 02, seletiva 180212, situada em frente ao imóvel nº 382, no lado oposto ao Arquivo Público Estadual, será utilizada pelas linhas 712 (Alto Santa Terezinha – via PCR), 713 (Bomba do Hemetério – via Cais do Apolo), 714 (Alto José Bonifácio – via PCR), 743 (Alto José Bonifácio – João de Barros – via PCR), 822 (Jardim Brasil I – Cruz Cabugá) e 824 (Jardim Brasil II – Cruz Cabugá).
Já a Parada 03, localizada na Praça 17, atenderá as linhas 513 (Córrego da Areia), 711 (Alto do Pascoal), 722 (Campina do Barreto), 723 (Cajueiro), 724 (Chão de Estrelas), 746 (Alto do Capitão), 822 (Jardim Brasil I – Cruz Cabugá) e 824 (Jardim Brasil II – Cruz Cabugá).
A Parada 04, seletiva 180211, próxima à Igreja do Divino Espírito Santo, será destinada às linhas 612 (Morro da Conceição – Cruz Cabugá), 621 (Alto Treze de Maio – Príncipe), 622 (Vasco da Gama – Cruz Cabugá) e 642 (Guabiraba – Córrego do Jenipapo).
Além dessas opções, os usuários também poderão utilizar o ponto seletivo 180448, localizado na Praça da República, em frente à Caixa Econômica Federal, como alternativa de embarque.
O CTM informou ainda que algumas paradas seletivas serão totalmente desativadas durante o período de montagem do camarote, especialmente aquelas situadas entre a Praça da Independência e a Avenida Nossa Senhora do Carmo. Com isso, diversos pontos localizados no canteiro central da pista Leste da Avenida Dantas Barreto deixarão de funcionar temporariamente, incluindo paradas próximas às estações de BRT da Praça da República e de Nossa Senhora do Carmo, além de pontos em frente a estabelecimentos comerciais e edifícios da área central.
Para cada ponto desativado, foram definidas opções alternativas de embarque, que estarão devidamente sinalizadas. O consórcio orienta os usuários a ficarem atentos às informações nos veículos, à sinalização instalada no local e às orientações dos agentes de fiscalização, além de planejarem os deslocamentos com antecedência.
2
3
4
02:01, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Sorteio de 12/02 não teve ganhador dos sete números e distribuiu prêmios para milhares de apostas nas demais faixas.
Sorteio de quinta-feira em São Paulo não tem ganhadores em sete e seis acertos e mantém valor acumulado.
mais notícias
+