Pernambuco, 25 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Criança autista é enviada para casa pela escola envolta em saco plástico e com fralda suja na Bahia

Mãe contesta justificativa da direção e cobra providências; Polícia Civil investiga o caso, e prefeitura encaminhou documentos para apuração administrativa.

03 de outubro de 2026 às 12:16   - Atualizado às 12:21

Segundo a mãe, a unidade informou que não havia fraldas e roupas disponíveis para trocar o menino.

Segundo a mãe, a unidade informou que não havia fraldas e roupas disponíveis para trocar o menino. Foto: Arquivo pessoal

Uma criança autista de seis anos foi enviada para casa pela escola envolta em um saco plástico e com a fralda suja de fezes, em Alagoinhas, no interior da Bahia. O episódio aconteceu em 24 de setembro, na Escola Municipal de Educação Integral do Campo, e passou a ser investigado pela Polícia Civil após denúncia da família.

Segundo a mãe, Camila de Jesus Almeida, a unidade informou que não havia fraldas e roupas disponíveis para trocar o menino. Ela contesta a justificativa e afirma que esses materiais são enviados na mochila do filho.

A avó recebeu a criança em casa, após o transporte realizado em um veículo da Secretaria Municipal de Educação. Ao saber das condições em que o menino chegou, a mãe entrou em contato com a direção para pedir explicações.

De acordo com Camila, a diretora disse que havia colocado a sacola no estudante para evitar que ele sujasse o carro. A justificativa atribuída à profissional integra o relato da família sobre o ocorrido.

Mãe procurou a polícia e o Ministério Público

Camila relatou que buscou inicialmente a Secretaria Municipal de Educação, mas teria recebido a proposta de resolver o assunto internamente. Insatisfeita, registrou um boletim de ocorrência e procurou o Ministério Público da Bahia.

Veja Também

Após falar sobre o caso em uma rádio, a mãe foi chamada para outra reunião. Segundo ela, a secretaria sugeriu a transferência do menino para uma escola diferente.

“Propuseram que eu trocasse meu filho de escola, como se meu filho que tivesse feito algo de errado”, afirmou ao g1.

A mãe informou que não pretende levar o filho novamente à unidade enquanto a direção permanecer a mesma. Também disse à reportagem que o menino não havia recebido acompanhamento psicológico após o episódio.

O que dizem a prefeitura e a polícia

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Alagoinhas afirmou que ouviu a família e os profissionais envolvidos para reunir informações sobre o caso.

A pasta informou que encaminhou os relatos e documentos ao setor jurídico da prefeitura para a instauração de uma sindicância. O procedimento deverá apurar os fatos e verificar eventual responsabilidade funcional dos envolvidos.

A gestão municipal declarou ainda que acompanha a situação e adotará as providências cabíveis até a conclusão da apuração.

A Polícia Civil confirmou que a 1ª Delegacia Territorial de Alagoinhas investiga uma denúncia de constrangimento contra a criança. Segundo a corporação, diligências e depoimentos estão em andamento para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:46, 25 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Em Pernambuco, transporte intermunicipal gratuito é garantido no 2° turno das eleições no domingo (25).
Deslocamento

TRE-PE garante retorno gratuito no transporte intermunicipal sem exigir bilhete de ida no domingo do 2° turno

Para ter acesso ao benefício, o eleitor precisa apenas apresentar um documento oficial de identificação e o comprovante de votação, emitido logo após o registro do voto na urna.

Motos aquáticas foram mobilizadas para buscas no perímetro entre o Pina e Boa Viagem.
Buscas

Barraqueiro desaparece ao tentar salvar turista de afogamento em Boa Viagem, no Recife

Rafael Vitor Correia da Silva, de 28 anos, tentou socorrer uma mulher em área com corrente de retorno; bombeiros mobilizaram helicóptero, drone e motos aquáticas.

Carlos Alberto de Nóbrega.
Liberado

Carlos Alberto de Nóbrega, da " A Praça é Nossa", recebe alta hospitalar após cirurgia no coração

O humorista e apresentador deu entrada no hospital para investigar sintomas que persistiam havia alguns meses, como fadiga e mal-estar.

mais notícias

+

Newsletter