Faltando pouco mais de 15 dias do Dia de Finados, o tema foi levado para tribuna após parlamentares terem realizado vistoria nos locais.
15 de outubro de 2025 às 22:35 - Atualizado às 22:45
Câmara de Olinda: vereadores debatem sobre situação dos cemitérios públicos da cidade Foto: Reprodução/YouTube
Durante a 43° Sessão Ordinária da Câmara de Municipal de Olinda, realizada na terça-feira, 14 de outubro, os vereadores debateram sobre os cemitérios públicos da cidade (Guadalupe e Águas Cumpridas), após uma fiscalização realizada por Ricardo Sousa (Avante) e Simplício (PV) na semana anterior.
Faltando pouco mais de 15 dias do Dia de Finados, o tema foi levado para tribuna pelos parlamentares que descreveram diversas situações que consideraram preocupantes e que precisam ser revistas. Um dos principais temas levantados é a falta de vaga para a realização de sepultamento. Além disso, questões como infraestrutura dos locais que necessitam de reformas, conforme apurou os vereadores.
Uma sugestão apresentada foi a verticalização dos cemitérios e assim ampliar a oferta de vagas para que os munícipes possam ser sepultados na cidade.
Em aparte, o vereador Sarmento (PL) reforçou a importância da apuração do contrato de empresa para fazer a coleta dos resíduos sólidos dos ossuários dos cemitérios.
Em discurso, o vereador Simplício que foi um dos que fez a vistoria nos cemitérios se disse constrangido com a situação que encontrou e ao ponto de familiares terem que recorrer a outros municípios vizinhos para conseguir enterrar os corpos de seus entes queridos.
O líder do governo, vereador Jesuíno Araújo (PSD), aparteou o colega e justificou sobre a espera de chegada de EPI’s para retirada dos restos mortais dos casos de Covid-19. Quanto a questão de mais vagas ele informou que cerca de 250 novas gavetas estão sendo preparadas para o cemitério de Guadalupe. Por fim, garantiu toda a preparação dos cemitérios para o Dia de Finados.
Quem também pediu um aparte foi o presidente da Câmara, Saulo Holanda (MDB), onde afirmou que os cemitérios estão em colapso. O parlamentar também fez a denúncia de que em caso de pagamento de R$ 300,00 é possível conseguir uma vaga para realização de sepultamento, expondo assim uma grave ação indevida e reforçou a convocação para presença na Câmara do secretário de Gestão Urbana, Pedro Amorim, para apresentar explicações.
O decano da Casa, vereador Biai em seu aparte sugeriu que o líder do governo faça as devidas anotações e apresente a questão para a prefeita Mirella Almeida o quanto antes.
Para o vereador Felipe Nascimento (PSD), em seu aparte, é necessário que se apresente provas sobre as denúncias de cobrança de pagamento para realização de sepultamentos e reconhece a falta de vagas para se enterrar nos cemitérios de Olinda.
Já o vereador Jadilson Bombeiro (PL), disse ser um absurdo ser preciso que um vereador precise intervir para que a administração público consiga garantir o enterro de alguma pessoa. Também pontou inadmissível a questão de uma cobrança extraoficial e precisa ser investigado.
2
23:05, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+