Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Zona da Mata de Pernambuco tem queda de violência contra a mulher em setembro, diz SDS

Outro avanço registrado na Zona da Mata foi relacionado às Mortes Violentas Intencionais, no nono mês do ano, com diminuição de 40,5%.

Gabriel Alves

16 de outubro de 2025 às 10:11   - Atualizado às 10:11

Delegacia da PCPE em Goiana, na Zona da Mata.

Delegacia da PCPE em Goiana, na Zona da Mata. Foto: SDS/Divulgação

As forças policiais de Pernambuco seguem intensificando a atuação no combate à violência contra pessoas do sexo feminino, conforme previsto no programa Juntos pela Segurança. Especificamente na Zona da Mata, as ações resultaram em queda acentuada dos principais indicadores da violência de gênero. No último mês de setembro, nenhum homicídio contra mulheres ou feminicídio foi registrado na região. Os crimes de estupro e de Violência contra a Mulher (VCM) também apresentaram declínio.

No nono mês do ano de 2025, além de zeradas as mortes violentas contra a população feminina, a Zona da Mata alcançou redução de 31,7% nos estupros, com menos 13 casos registrados no comparativo com o ano anterior (saindo de 41 para 28 casos). Em relação à VCM, a diferença foi de 53 casos a menos, representando uma queda de 7,8%.

“Destacamos que, nesta região, houve uma queda acentuada na violência contra a mulher, sem nenhum registro de homicídio ou feminicídio no último mês. E tudo isso se deve ao trabalho realizado de forma integrada das Operativas da SDS, além de vários parceiros e outras forças amigas, que seguem reforçando as ações de segurança para que a gente alcance cada vez mais resultados positivos no combate aos crimes de gênero”, afirmou o coronel Adriel Serafim, diretor Integrado do Interior I da Polícia Militar de Pernambuco (Dinter I/PMPE).

Os resultados, compilados pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), reforçam o impacto positivo das ações desempenhadas pelas forças de segurança na prevenção dos crimes de gênero e na proteção das pernambucanas. O objetivo é salvaguardar vidas, ampliando a proteção às mulheres de todas as idades.
 
Outro avanço registrado na Zona da Mata foi relacionado às Mortes Violentas Intencionais (MVI), tanto relativo ao mês de setembro, com queda de 40,5% (saindo de 42 para 25 casos), como também no acumulado do ano, com redução de 12%, com 49 casos a menos neste ano, no comparativo com o ano anterior.

“Os indicadores positivos no mês de setembro refletem o planejamento e a integração das forças policiais, o trabalho realizado com seriedade na esfera de segurança pública. Então, é importante destacar as ações de todas as operativas da Secretaria de Defesa Social que atuam na região, bem como a inteligência. Tudo isso, somado aos investimentos que estão sendo feitos pelo Programa Juntos pela Segurança, vem surtindo mudanças profundas na sociedade, trazendo cada vez cada vez mais segurança e mais bem-estar ao cidadão”, considerou o diretor Integrado do Interior I da PCPE, delegado Bruno Vital.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:52, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Mulher que morreu.
Tristeza

Mulher agredida com 15 marretadas no Agreste morre na Restauração após duas semanas internada

No momento das agressões, o irmão da vítima foi ferido de forma grave enquanto tentava defendê-la, informa a Polícia Civil.

Concursos e seleções em Pernambuco.
Certames

Concursos e seleções em Pernambuco: 2.137 vagas são oferecidas com salários de até R$ 13.288,85

As oportunidades são destinadas a profissionais de nível fundamental, médio, técnico ou superior.

Agente do Gaeco na operação.
Esquema

Pernambuco: grupo transferia eleitores de Caruaru para 'inflar' Riacho das Almas, diz Gaeco

Cerca de 700 eleitores cooptados já foram identificados. Ação mira vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos, investigados por fraudar as eleições de 2024.

mais notícias

+

Newsletter