Criança e mãe com dinheiro e cartão do Bolsa Família. Foto: Reprodução
A Caixa Econômica Federal inicia no dia 18 de agosto os pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês. Como de costume, os depósitos seguem o número final do NIS (Número de Identificação Social) e ocorrem nos últimos 10 dias úteis do mês, de forma escalonada.
Em agosto de 2025, os repasses seguem até o dia 29, com exceção do final de semana, quando não há pagamento. Os primeiros a receber serão os beneficiários com NIS de final 1.
Veja o calendário completo do Bolsa Família para agosto de 2025:
• Final do NIS 1 – pagamento em 18/08 (segunda-feira)
• Final do NIS 2 – pagamento em 19/08 (terça-feira)
• Final do NIS 3 – pagamento em 20/08 (quarta-feira)
• Final do NIS 4 – pagamento em 21/08 (quinta-feira)
• Final do NIS 5 – pagamento em 22/08 (sexta-feira)
• Final do NIS 6 – pagamento em 25/08 (segunda-feira)
• Final do NIS 7 – pagamento em 26/08 (terça-feira)
• Final do NIS 8 – pagamento em 27/08 (quarta-feira)
• Final do NIS 9 – pagamento em 28/08 (quinta-feira)
• Final do NIS 0 – pagamento em 29/08 (sexta-feira)
Os valores são depositados diretamente na conta digital do Caixa Tem, podendo ser movimentados por aplicativo, saque em caixas eletrônicos, casas lotéricas ou agências da Caixa.
Para mais informações, os beneficiários podem consultar o aplicativo Bolsa Família, o app Caixa Tem ou ligar para o telefone 111.
Um levantamento feito pela empresa DataBrasil, a pedido do portal Poder360, aponta que cerca de 1,4 milhão de famílias brasileiras podem estar omitindo informações sobre a composição familiar para continuar recebendo o Bolsa Família.
A análise, baseada em dados do Ministério do Desenvolvimento Social e do IBGE, comparou informações do Cadastro Único com estimativas populacionais e foi feita com base no mês de março de 2025.
Segundo o estudo, o método de fraude mais comum envolve a omissão de um dos cônjuges. Em muitos casos, o pai da criança possui renda formal e, se declarado, faria a família ultrapassar o limite de renda para concessão do benefício. Para evitar a exclusão do programa, os beneficiários declaram morar sozinhos com os filhos, mesmo vivendo com o parceiro.
O cruzamento de dados foi feito município por município. Em Guaribas (PI), por exemplo, o Censo aponta 151 domicílios monoparentais, mas o Bolsa Família registra 617 famílias nessa condição, indicando mais de 460 possíveis fraudes apenas na cidade. Situações semelhantes foram identificadas em 2.134 dos 5.571 municípios brasileiros.
Outro tipo de fraude identificado ocorre quando ambos os pais vivem juntos, mas declaram residências separadas, cada um se cadastrando como família unipessoal e solicitando o benefício de forma independente.
A cidade de Manaus (AM) lidera o ranking em números absolutos: são 169.721 domicílios monoparentais registrados no Censo, enquanto 184.772 famílias com esse perfil recebem o Bolsa Família, o que sugere mais de 15 mil possíveis fraudes.
Atualmente, conforme a Lei 14.601/2023, têm direito ao Bolsa Família as famílias com renda de até R$ 218 por pessoa. Omissões ou simulações de composição familiar diferentes da realidade configuram fraude ideológica, prática ilegal que muitas vezes passa despercebida pelas autoridades.
2
18:07, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Familiares afirmam que a garota havia saído de casa acompanhada do pai com a intenção de ir a uma pizzaria, mas o homem retornou sozinho.
Segundo investigações, o homem usava sua posição como líder para acessar seus alvos, e, a partir disso, explorava a confiança depositada nele pelas famílias das vítimas.
mais notícias
+