Pernambuco, 13 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

ARTIGO: A fé como instrumento da sobrevivência humana - Por Edinázio Vieira

"Contudo, desde o aparecimento dos sapiens, há mais ou menos 1 milhão de anos, o ser humano tem buscado caminhos para viver uma vida longa ou eterna; essa tem sido a meta", escreve colunista.

10 de dezembro de 2024 às 14:01   - Atualizado às 14:26

Colunista Edinázio Vieira.

Colunista Edinázio Vieira. Foto: Arte/Portal de Prefeitura

Os animais têm vida longa. O tubarão da Groenlândia pode viver 500 anos, as baleias vivem 200 anos, e os mexilhões do Rio vivem 289 anos. Os estudos apontam que a raça humana teve muitos desacertos desde o seu surgimento, e as questões climáticas e os desastres ambientais causaram quase a extinção completa. Contudo, desde o aparecimento dos sapiens, há mais ou menos 1 milhão de anos, o ser humano tem buscado caminhos para viver uma vida longa ou eterna; essa tem sido a meta. 

O surgimento da medicina e das ciências afins tem alimentado a busca pela eternidade.
A religião foi a base para a construção das civilizações. Inserir-se num processo religioso conduzia o ser humano para um mundo subjetivo que ao mesmo tempo aprisionava e libertava. Observe que os sacerdotes, feiticeiros, papas, pastores ou qualquer líder religioso sempre estiveram à frente das civilizações. Isso evoluiu tanto que, no século XXI, esses líderes assumem ministérios, governam Estados e influenciam de maneira intensa a política, sempre empurrando o fundamentalismo com o intuito de amedrontar e controlar a raça humana.

O ser humano se assustou com tudo aquilo que viu: o ar, os rios, todas as espécies de animais, o sol, as estrelas, a chuva, o trovão e os relâmpagos. Esses fenômenos, em particular, assombraram a população humana. Então, desde o princípio, o ser humano buscou sair desse estado através das divindades. Isso ocorre em todo o planeta. Enquanto isso, o Ocidente se agarrou ao cristianismo e fez todo o seu processo evolutivo baseado nesse cristianismo, adotando uma espécie de regra moral e controle de regras sociais. A fé se multiplicou, levando as comunidades ao abandono para suportar as tiranias. Essa regra de fé tem influenciado a organização doméstica, tais como o casamento, a união entre as famílias e os grupos sociais e empresariais, mesmo que esses não professam a fé em Cristo, pois já estão psicologicamente tatuados pela regra do bem e do mal, uma mensagem cristã.

Não fugirei do tema, mas é necessário introduzir alguns elementos para que o leitor compreenda o contexto. A religião no mundo inteiro ocupa as mentes humanas, conduzindo-as para uma espécie de "libertação", transporte além da vida ou um gozo eterno, seja o cristianismo ou o islamismo. Alerto que muitos intelectuais torceram o nariz para o cristianismo, mas se entregaram ao mundo da mitologia, uma ficção elaborada para o divertimento das almas penadas da Idade Medieval, Moderna e parte da Contemporânea.

Contudo, enxergo que a filosofia e a mitologia caminharam juntas, substituindo a religião para os grupos mais intelectualizados. Buscava-se um viés sociológico para o sincretismo africano, classificando-o como cultural e ignorando os evangélicos. Isso reflete a exploração do cristianismo como modelo do mundo ocidental.
Não estranhe se a geração futura buscar em Paulo, Marcos e João fontes para estudos filosóficos e partículas para os estudos acadêmicos no curso de História.

A fé está intrinsecamente ligada à construção de pensamentos. Hoje, a neurociência revela que o cérebro pode construir as "verdades", as "realidades". Sem essa fé, a humanidade estaria reduzida numericamente, pois não somos como os animais, que podem viver 500 anos, ou como algumas espécies que podem viver eternamente. Entender Deus está além das limitações humanas; Ele existe. No entanto, ao contrário do que muitos afirmam, Deus não é o que disseram, propagaram ou escreveram. Ele é. Ele é o Deus que criou tudo.

TAGS

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

16:46, 13 Jan

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Rafael Coutinho
Artigo

COLUNA: GENTE, NEGÓCIOS E MARKETING, Com Rafael Coutinho

O colunista é mestre em gestão, professor e consultor empresarial.

Colunista.
Coluna

ARTIGO: O transtorno psíquico é a grande preocupação em 2025 - Por Edinázio Vieira

"Pós-pandemia, vivemos em um mundo de "espelho trincado", onde a imagem é distorcida. Então, busca-se a magia da descoberta do "eu", escreve colunista.

Rafael Coutinho
Artigo

COLUNA: GENTE, NEGÓCIOS E MARKETING, Com Rafael Coutinho

O colunista é mestre em gestão, professor e consultor empresarial.

mais notícias

+

Newsletter