Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INMET emite alerta vermelho para chuvas que podem ultrapassar os 100 mm nesta sexta (4); saiba onde

Conforme as orientações da instituição, a população deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, entre outras medidas.

04 de abril de 2025 às 09:17   - Atualizado às 09:17

Pessoas com guarda-chuva em dia de temporal.

Pessoas com guarda-chuva em dia de temporal. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

Áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo entram em atenção especial, com maior ênfase a partir desta sexta-feira, 4 de abril, devido a chuvas intensas, com volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo avisos para essas regiões com grau de severidade de Perigo (laranja) e, hoje, intensificou o alerta para Grande Perigo (vermelho).

O ápice dos temporais nessas áreas deve ocorrer nesta sexta-feira (4) e se estender pelo menos até sábado (5), com acumulados de chuva significativos. As regiões que demandam maior atenção são: Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São Paulo; e, no Rio de Janeiro, a Costa Verde, a região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Região Serrana e a Baixada Litorânea.

As chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região.

Mais chuvas

O calor e a umidade devem provocar temporais com volumes pontualmente significativos na Região Norte do país, com destaque para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Os dois avisos laranja (Perigo) emitidos pelo Inmet para a região abrangem ainda o sul de Roraima e o sudeste de Mato Grosso.

Queda de temperatura

O Instituto de Meteorologia também antecipa um aviso amarelo (Perigo Potencial) para baixas temperaturas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre esta sexta-feira (4) e sábado (5).

Veja Também

Durante esse período, as temperaturas podem cair entre 3ºC e 5ºC em localidades como a região serrana, o Vale do Itajaí, o leste de Santa Catarina e a região metropolitana de Curitiba. Nas áreas mais altas da região, não se descarta a ocorrência de geada no início do sábado (5).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Da redação do Portal com informações do Inmet

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:02, 28 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Chuva em Pernambuco.
Aviso

Apac emite alerta de chuva moderada a forte para Grande Recife e Zona da Mata nesta quinta (26)

O comunicado vale por 24 horas e exige atenção de quem vive em pontos vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.

Chuva em Pernambuco.
Temporal

Brasil vai enfrentar ciclone e frente fria a partir desta terça (24), diz Climatempo; veja áreas

A primeira semana do outono começa com mudanças no tempo em diferentes regiões do País, com tendência de aumento da instabilidade.

Inmet: chuva no Recife.
Tempo

Inmet alerta para chuvas intensas no Agreste e Sertão de Pernambuco nos próximos dias; confira

Inmet emite alertas de chuvas para o Agreste e Sertão de Pernambuco, com precipitações de até 100 mm e ventos de 100 km/h.

mais notícias

+

Newsletter