Conforme as orientações da instituição, a população deve evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, entre outras medidas.
04 de abril de 2025 às 09:17 - Atualizado às 09:17
Pessoas com guarda-chuva em dia de temporal. Foto: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
Áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo entram em atenção especial, com maior ênfase a partir desta sexta-feira, 4 de abril, devido a chuvas intensas, com volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo avisos para essas regiões com grau de severidade de Perigo (laranja) e, hoje, intensificou o alerta para Grande Perigo (vermelho).
O ápice dos temporais nessas áreas deve ocorrer nesta sexta-feira (4) e se estender pelo menos até sábado (5), com acumulados de chuva significativos. As regiões que demandam maior atenção são: Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São Paulo; e, no Rio de Janeiro, a Costa Verde, a região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Região Serrana e a Baixada Litorânea.
As chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região.
O calor e a umidade devem provocar temporais com volumes pontualmente significativos na Região Norte do país, com destaque para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Os dois avisos laranja (Perigo) emitidos pelo Inmet para a região abrangem ainda o sul de Roraima e o sudeste de Mato Grosso.
O Instituto de Meteorologia também antecipa um aviso amarelo (Perigo Potencial) para baixas temperaturas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, entre esta sexta-feira (4) e sábado (5).
Durante esse período, as temperaturas podem cair entre 3ºC e 5ºC em localidades como a região serrana, o Vale do Itajaí, o leste de Santa Catarina e a região metropolitana de Curitiba. Nas áreas mais altas da região, não se descarta a ocorrência de geada no início do sábado (5).
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Da redação do Portal com informações do Inmet
2
04:41, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+