Inmet Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Chuvas Intensificam em Diversas Regiões do Brasil; INMET Emite Alertas para 18 Estados
Nesta quinta-feira (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas para 18 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, devido à previsão de chuvas intensas. A expectativa é que as precipitações possam causar acumulados de até 50 mm, especialmente em capitais como Belo Horizonte, Vitória e Goiânia, podendo resultar em transtornos em várias regiões do país.
O alerta amarelo de chuvas intensas abrange os seguintes estados:
Minas Gerais (centro-norte mineiro)
Espírito Santo (exceto sul)
Rio Grande do Sul (oeste)
Bahia (porção oeste e sul)
Ceará (litoral)
Rio Grande do Norte (litoral)
Maranhão (exceto nordeste)
Paraíba (litoral)
Piauí (centro e sul)
Goiás (exceto extremo sul)
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul (norte)
Rondônia
Acre
Amazonas (exceto norte)
Pará
Amapá (centro-sul)
Tocantins
Esses estados devem enfrentar condições climáticas instáveis, com a formação de nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia.
O dia começa com chuvas isoladas no Norte e Centro-Oeste, com destaque para a divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do oeste do Amazonas. A partir da tarde, a combinação de altas temperaturas e umidade favorece o aumento da instabilidade, provocando chuvas intensas e tempestades isoladas, principalmente no centro do país.
Em algumas capitais, como Belo Horizonte, Vitória e Goiânia, as chuvas poderão ser intensas, com volumes de até 50 mm e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.
Região Norte: Municípios como Parintins e Itacoatiara (AM) podem registrar até 50 mm de chuva.
Região Nordeste: Fortaleza (CE) e Natal (RN) terão volumes de precipitação variando entre 10 mm e 30 mm.
Sudeste e Sul: O Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar pancadas de chuva, enquanto o Paraná terá tempo firme.
O INMET orienta que a população fique atenta a possíveis alagamentos e transtornos no trânsito, especialmente nas áreas com maiores volumes de chuva. Além disso, é importante evitar áreas sujeitas a deslizamentos e manter-se informado sobre a previsão do tempo ao longo do dia.
Da redação do Portal com informações do METEORED
2
04:46, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Os índices elevados podem provocar aumento no nível de rios e canais, além de alagamentos em áreas mais vulneráveis.
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
A atualização reforça a necessidade de atenção da população que vive nessas áreas, especialmente em locais com histórico de alagamentos.
mais notícias
+