04 de janeiro de 2024 às 21:22
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil nos próximos dias. O Inmet destaca que este é o primeiro episódio de ZCAS do período chuvoso 2023/2024.
Vale lembrar que a ZCAS se caracteriza por ser uma extensa faixa de nuvens de chuva, que tipicamente se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste, podendo atingir, também, a porção sul da Bahia.
Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, e que por consequência ameniza o calor.
A ZCAS se configurou na noite da quarta-feira (3) e a previsão indica sua atuação até o próximo fim de semana (06 e 07/01), provocando grandes volumes de chuva neste período em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia.
O modelo COSMO indica que os acumulados de chuva devem ficar em torno ou até superar os 200 milímetros (mm) durante a atuação da ZCAS em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espirito Santo.
De forma pontual, não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm em áreas especialmente do norte do Rio de Janeiro (áreas de divisa com o Espirito Santo) e da porção sul da Bahia.
O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, especialmente nas áreas mencionadas de atuação da ZCAS.
1
2
23:38, 18 Abr
27
°c
Fonte: OpenWeather
O órgão alerta para possibilidade de queda de galhos, alagamentos pontuais, corte de energia e descargas elétricas.
Embora o valor mínimo do benefício seja de R$ 600, com o novo adicional o valor médio sobe para R$ 678,22.
Ainda persiste um aviso de chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial no Ceará, Maranhão e Piauí.
mais notícias
+