04 de janeiro de 2024 às 21:22
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pelo Brasil nos próximos dias. O Inmet destaca que este é o primeiro episódio de ZCAS do período chuvoso 2023/2024.
Vale lembrar que a ZCAS se caracteriza por ser uma extensa faixa de nuvens de chuva, que tipicamente se estende da Amazônia, passa pelo Brasil Central e vai até a Região Sudeste, podendo atingir, também, a porção sul da Bahia.
Este sistema é responsável por promover dias seguidos de tempo nublado, volumes consideráveis de chuva, por vezes persistentes, e que por consequência ameniza o calor.
A ZCAS se configurou na noite da quarta-feira (3) e a previsão indica sua atuação até o próximo fim de semana (06 e 07/01), provocando grandes volumes de chuva neste período em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia.
O modelo COSMO indica que os acumulados de chuva devem ficar em torno ou até superar os 200 milímetros (mm) durante a atuação da ZCAS em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espirito Santo.
De forma pontual, não se descartam volumes de 100 mm a 150 mm em áreas especialmente do norte do Rio de Janeiro (áreas de divisa com o Espirito Santo) e da porção sul da Bahia.
O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias, especialmente nas áreas mencionadas de atuação da ZCAS.
1
2
4
23:21, 16 Jan
28
°c
Fonte: OpenWeather
O calorão deve ser seguido por temporais isolados, podendo também haver queda de granizo e vendaval.
Segundo o órgão, a instabilidade deve ser mais significativa entre a noite desta terça-feira, 14 de janeiro e a madrugada de quarta-feira (15), porém, o aviso segue válido ao longo do dia.
A recomendação é que moradores de áreas de risco redobrem a atenção.
mais notícias
+