Apac emite aviso de chuva em regiões de Pernambuco Foto: Cortesia
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta segunda-feira, 27 de abril, a tendência meteorológica para os próximos dias, sinalizando que o guarda-chuva será um item indispensável para os pernambucanos.
De acordo com o monitoramento, o estado deve registrar precipitações que variam de intensidade fraca a moderada em praticamente todas as regiões ao longo da semana, com um destaque especial para o arquipélago de Fernando de Noronha, que pode enfrentar chuvas mais pesadas na sexta-feira (1°).
A instabilidade ganha força já nesta terça-feira (28). A previsão indica chuvas de intensidade moderada para o Grande Recife, Zona da Mata (Norte e Sul) e Fernando de Noronha. Já no Agreste e no Sertão, o volume deve ser um pouco menor, flutuando entre o nível fraco e o moderado.
Na quarta-feira (29), Região Metropolitana, as Matas e o Agreste devem registrar apenas chuvas fracas e isoladas. Enquanto isso, o Sertão entra em um período de tempo seco, com possibilidade mínima de chuva, contrastando com Noronha, que mantém o regime de chuvas moderadas.
A partir de quinta-feira (30), a umidade volta a subir no litoral e nas matas, elevando a categoria da chuva para fraca a moderada. O Sertão e o Agreste seguem com tempo mais firme, registrando apenas chuvas rápidas ou ausência total de precipitação em algumas cidades sertanejas.
O cenário muda na sexta-feira (1º de maio), feriado do Dia do Trabalhador. A Apac prevê que a chuva moderada retorne com força ao Grande Recife e às Zonas da Mata. O ponto de maior atenção, no entanto, será Fernando de Noronha, onde a previsão escalou para chuva moderada a forte, exigindo cautela de moradores e turistas. No Sertão, as chuvas voltam a aparecer de forma tímida.
Para quem planeja atividades ao ar livre no sábado (2), a tendência é de continuidade das chuvas moderadas na capital e na Mata Norte. No Agreste e no Sertão, o padrão de chuvas leves persiste. Em resumo, o final de semana em Pernambuco não deve ter grandes temporais, mas a persistência da chuva moderada pode causar pontos de retenção no trânsito e solo encharcado em áreas de encosta.
A recomendação da Apac é que a população fique atenta aos avisos meteorológicos de curto prazo, especialmente em áreas de risco, já que a combinação de solo úmido e chuvas contínuas, mesmo que moderadas, requer monitoramento constante.
2
3
4
19:45, 27 Abr
27
°c
Fonte: OpenWeather
O aviso, que segue até o fim do dia, aponta possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
O cenário já vinha sendo influenciado por dias anteriores de instabilidade: entre a sexta (24), e o sábado (25), foram cerca de 150 milímetros de chuva.
Segundo a agência, a situação é causada por conta de instabilidades geradas pela confluência dos ventos no oceano nesta segunda (27) e terça (28).
mais notícias
+