Pernambuco, 04 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Noronha: chuva acima de 100mm provoca cancelamento de voos e fechamento de pontos turísticos

O cenário já vinha sendo influenciado por dias anteriores de instabilidade: entre a sexta (24), e o sábado (25), foram cerca de 150 milímetros de chuva.

27 de abril de 2026 às 09:50   - Atualizado às 09:56

Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha. Foto: Reprodução/Redes sociais

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou, na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, o balanço das chuvas que atingiram o arquipélago de Fernando de Noronha nas últimas 24 horas. De acordo com o órgão, foram registrados 118,8 milímetros de chuva no período, o maior acumulado do estado entre o domingo, 26, e esta segunda-feira.

O volume elevado de precipitação provocou uma série de impactos na ilha, incluindo o cancelamento de voos, interdição de pontos turísticos e a manutenção do estado de alerta. O cenário já vinha sendo influenciado por dias anteriores de instabilidade: entre a sexta-feira, 24, e o sábado, 25, foram contabilizados cerca de 150 milímetros de chuva. Após uma breve trégua, o temporal voltou a se intensificar no domingo.

Segundo a APAC, o fenômeno está associado à atuação da Zona de Convergência Intertropical, sistema climático que favorece a formação de nuvens carregadas na região. Durante o período, também foram registrados raios, trovões e ventos fortes. O órgão renovou o alerta de chuva moderada a forte para o arquipélago até esta segunda-feira.

Interdição

Por questões de segurança, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) interditou o acesso a alguns dos principais atrativos naturais da ilha, como a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a trilha do Capim-Açu.

Voos cancelados

No setor aéreo, as condições meteorológicas comprometeram as operações no aeroporto de Fernando de Noronha. Dos seis voos programados para o domingo, apenas o primeiro, operado pela Azul, conseguiu pousar e decolar com destino ao Recife. Segundo a concessionária Dix Empreendimentos, outras aeronaves chegaram a aguardar autorização para pouso, mas, diante da persistência do mau tempo, foram redirecionadas ou tiveram as decolagens canceladas ainda na origem.

Veja Também

A situação segue sendo monitorada pelas autoridades, enquanto moradores e visitantes enfrentam os efeitos do temporal na ilha.

Previsão

A Apac prevê na ilha tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte. A temperatura mínima é de 24° C e máxima de 28° C, com vento leve a fraco e umidade do ar entre 80% e 100%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:09, 04 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Apac prevê temperaturas superiores a 37°C e umidade do ar em nível crítico em regiões de Pernambuco; confira quais.
Clima

Apac prevê temperaturas superiores a 37°C e umidade do ar em nível crítico em regiões de Pernambuco; confira quais

De acordo com o órgão, uma massa de ar quente e seco atua sobre a região central do estado, favorecendo a elevação das temperaturas e a redução dos índices de umidade.

Calor e baixa umidade no Nordeste.
Aviso

APAC emite alerta para calor intenso e baixa umidade do ar em regiões de Pernambuco; veja quais

De acordo com o órgão, uma massa de ar quente e seco está atuando na região central do estado e deve manter as temperaturas elevadas.

Inmet alerta para tempestade.
Clima

Inmet emite alertas amarelo e laranja para tempestade em 12 estados; veja quais

Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos de 60 a 100 km/h.

mais notícias

+

Newsletter