Ventania em praia no Grande Recife. Foto: Reprodução/g1pe
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) registrou, na noite da terça (2), rajadas de vento de 52 km/h no Aeroporto do Recife, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital. Em Olinda, na estação meteorológica do Espaço Ciência, a velocidade chegou a 42 km/h.
Nesta quarta-feira, 3 de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de ventania para o Litoral e o Sertão de Pernambuco, com validade até a manhã da quinta-feira (4).
Segundo o meteorologista da Apac, Roberto Pereira, a intensidade dos ventos está diretamente ligada às temperaturas.
“No Recife, as temperaturas começam a se elevar em agosto e vão até março. Neste período ocorre um aumento na intensidade média do vento, que pode ser influenciada pela ocorrência de fenômenos meteorológicos e provocar temporais”, explicou.
Ele acrescentou que, em áreas urbanas, os ventos podem ser ainda mais fortes devido ao fenômeno chamado “canalização”.
“As estações de medição ficam em locais abertos, sem construções. Já nas cidades, a intensidade pode ser maior por causa da direção e da canalização do vento”, detalhou.
A previsão da Apac para esta quarta indica ventos moderados na Região Metropolitana do Recife, na Mata Norte e na Mata Sul, com temperaturas variando entre 21°C e 29°C. Para o Sertão, a expectativa é de ventos de moderados a fortes e termômetros oscilando de 19°C a 32°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, na terça-feira, 2 de setembro, o número de municípios pernambucanos sob risco de chuvas intensas. O alerta de “Perigo Potencial” passou de 27 para 59 localidades no estado.
Na previsão divulgada na segunda-feira (1º), apenas municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata Norte e Sul estavam incluídos. Com a atualização, o aviso alcança também parte do Agreste, contemplando cidades como Gravatá, Bonito e Pombos.
1
2
3
18:37, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo o órgão, o aviso é válido até sexta-feira, 7, com possibilidade de chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
O INMET divulgou a previsão do tempo para a semana de 3 a 7 de novembro de 2025, destacando condições de calor e baixa umidade para a maior parte da Região Nordeste.
O instituto é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
mais notícias
+